Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Desafios da produção do conhecimento
Integridade e ética na pesquisa são assuntos de palestra promovida pela Câmara de Ética da Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Professor Watanabe, durante sua exposição - Foto: Antônio Albuquerque, Núcleo de Memória da PUC-Rio


A convite da Vice-Reitora para Assuntos Acadêmicos, o diretor da Coppe/UFRJ, Edson Watanabe, esteve na Universidade, no último dia 9, para proferir a palestra Ética na Pesquisa, Criatividade e Inovação.

- A palestra do professor Watanabe teve o intuito de trazer à Universidade a reflexão de um experiente cientista a respeito das questões relacionadas à ética e à integridade na pesquisa, em um momento em que se desenvolve a avaliação da Campanha contra o Plágio da PUC-Rio, lançada em 2016. A exposição foi muito rica porque abordou o tema do ponto de vista conceitual, ilustrando-o com casos nacionais e internacionais, bem como com exemplos sobre as várias armadilhas que podem levar não apenas ao plágio, mas também ao autoplágio, à invenção e à falsificação de dados que, em última instância comprometem a evolução da própria Ciência, sublinha a professora Ilda Lopes, assessora de Ética em Pesquisa da Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos.

A palestra, dirigida aos diretores, coordenadores e alunos de pós-graduação, foi dividida em três partes: postura ética, criatividade e postura inovadora.

Na primeira parte, o pesquisador enfatizou as questões de ética e integridade na pesquisa citando diretrizes do Council of Science Editors, para publicações de periódicos científicos, e crimes que geraram consequências graves a políticos e professores. Teceu ainda um breve histórico sobre as reuniões internacionais no tema, informando que, no final do mês de outubro, será realizado o quinto Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics, na PUCRS. Watanabe também apresentou conceitos sobre plágio, propriedade intelectual, domínio público, documento privado, entre outros, a fim de mostrar aos presentes a complexidade do tema abordado.

Na segunda parte, o professor abordou a criatividade, elaborando reflexões acerca dos estágios da busca pelo conhecimento.

Na terceira parte, Watanabe tratou do conceito de inovação, pontuando a importância de se transformar conhecimento em produtos inovadores, e chamando atenção para o fato de o Brasil estar muito mais bem posicionado em produção científica do que em inovação, em termos globais.

- A exposição suscitou trocas importantes entre o pesquisador e a plateia. Dessa forma, a palestra constituiu mais um elemento para fortalecer o trabalho pedagógico que está sendo desenvolvido na PUC-Rio, na orientação aos universitários - futuros profissionais e pesquisadores - como também no esclarecimento à comunidade científica sobre a seriedade do compromisso com a integridade ética na pesquisa, conclui a professora Ilda Lopes.




Publicada em: 19/10/2018