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Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Cerimônia de abertura dos programas PIBID e Residência Pedagógica dá início oficial aos trabalhos de formação de professores
Valorização da docência foi tônica nas falas de coordenadores e professores

O Vice-Reitor da PUC-Rio, pe. Álvaro Pimentel, S.J., refletiu sobre a preparação de educadores para o futuro, tendo, à sua esquerda, a coordenadora de licenciaturas, professora Maria Rita Salomão. e à sua direita o Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos, José Ricardo Bergmann - Foto: Renata Ratton, Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos


Entusiasmo, responsabilidade e a certeza de muito trabalho pela frente. Nesse espírito, a coordenadora de licenciaturas, professora Maria Rita Passeri Salomão, deu as boas-vindas aos presentes à abertura dos programas PIBID e Residência Pedagógica lembrando que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência entra em sua sexta edição, após cinco anos de experiências de sucesso, e que o programa Residência Pedagógica (RP), coordenado pela professora Maria Cristina Góes, estreia em parceria com o Departamento de Letras.

Na cerimônia, realizado no dia 29 de agosto no auditório AMEX, o Vice-Reitor da PUC-Rio, pe. Álvaro Pimentel, S.J, expressou alegria pelo encontro com pessoas que também são apaixonadas pela docência.

– Eu entrei em uma sala de aula, pela primeira vez, aos 17 anos, comecei cedo como professor de religião. Não tinha nenhuma formação especial pedagógica, a não ser a minha ousadia jovem e a minha experiência de alguns anos como catequista. Espontaneamente, me identifico com todos os jovens do PIBID e da Residência Pedagógica, que vão começar a aplicar o que estão aprendendo e, portanto, aprender de forma mais ativa, mas não só isso: se trata de descobrir questões da própria prática, de se perguntar diante do acontecimento surpreendente que é estar com crianças e jovens em uma sala de aula. Uma residência pedagógica, algo tão inovador, talvez seja mais importante do que uma residência médica, porque se trata de uma saúde integral, integradora daqueles que serão os futuros cidadãos do nosso País.

Padre Álvaro Pimentel fez uma reflexão sobre o que significa preparar educadores para o futuro:

– Acredito que possamos educar alguém para o futuro ensinando a entender o presente. Estimular crianças e jovens a refletir o presente, entender o que está acontecendo em sua comunidade, em sua família, em seu contexto. O hábito de estarmos abraçados a nosso tempo é que nos torna aptos a enfrentar nosso futuro. E me parece que estar em sala de aula numa experiência de docência e, muito mais ainda, numa experiência de supervisão tão intensa como pode ser uma residência, é, de fato, um passo estratégico fundamental para saber discernir o presente e se preparar para o futuro, também preparando as crianças e jovens para esse futuro.


Professores, bolsistas, diretores de escola, preceptores e demais parceiros do PIBID e da RP lotaram o auditório AMEX, no IAG - Foto: Antonio Albuquerque, Núcleo de Memória


O Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos, professor José Ricardo Bergmann, acredita ser extremamente exitoso, na Universidade, o programa de valorização das atividades de licenciatura, de formação de professores para o ensino.

– A PUC reconhece e dá grande importância aos cursos de licenciatura, promovendo-os de todas as formas possíveis. Quero aproveitar essa ocasião para parabenizar os alunos pibidianos pela dedicação e o entusiasmo, ao longo desses anos. É esse entusiasmo que nos motiva a continuar a nos dedicar a esse tipo de atividade. Queria também agradecer aos professores coordenadores de cada um dos departamentos pela sua dedicação. Sem eles, não seria possível chegarmos aonde chegamos, sublinhou Bergmann.

Para a professora Maria Rita, a experiência da formação de docentes tem sido extremamente valiosa: “também formamos uma rede com as secretarias Estadual e Municipal de Educação, fundamentais ao nosso trabalho”, destacou.

Para a coordenadora central de graduação, professora Daniela Vargas, assim como o projeto de internacionalização, a Universidade valoriza o ensino e as licenciaturas.
– Eu acho que o programa Pró-Licenciaturas e o apoio que temos dado ao PIBID e, agora, à Residência Pedagógica, mostra um outro lado: não só o da pesquisa e da pós-graduação, mas do ensino e da formação de professores, e, principalmente, da contrapartida que a Universidade – ainda mais uma universidade comunitária como a PUC-Rio – tem obrigação de dar e se sente em condições de dar. Penso que o grande desafio que o Brasil tem é o de se engajar para compensar um pouco a dívida com a educação. Conhecemos, recentemente, os preocupantes números de evasão escolar, da evasão no ensino médio. Estamos aqui numa comunidade de ensino e pesquisa pensando nisso. Cada um de nós tentando fazer a sua parte para uma sociedade melhor.

O Decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas, professor Júlio Diniz, também relembrou sua trajetória como docente da escola básica, que começou com aulas para pré-vestibular no Colégio Salesiano, e segue até hoje. Para ele, a importância dada à licenciatura é fundamental:

– Fui duas vezes diretor do Departamento de Letras, e sei muito bem disso. Todos os diretores que têm a licenciatura como uma de suas habilitações sabem da importância de ter uma ótima formação para os futuros docentes, e eu diria, em relação à observação feita pelo pe. Álvaro, que chega o momento de nos despedirmos do Futuro do Pretérito e acreditarmos no Futuro do Presente. O PIBID e a Residência Pedagógica são afirmações do Futuro do Presente. Precisamos investir na formação cidadã, crítica e de resistência de todos os docentes, para ver se temos coragem de mudar esse País.


A coordenadora central de graduação, professora Daniela Vargas, e o Decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas, professor Júlio Diniz, durante a cerimônia de abertura - Foto: Renata Ratton, Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos


A professora Maria Rita destacou como fundamental a figura do diretor da escola. Para ela, que é da área de gestão da escola, uma boa escola tem um bom diretor.

– Essa relação as pesquisas mostram. Se não tivéssemos diretores tão colaboradores como temos, não teríamos conseguido entrar nas escolas como entramos. Quero homenagear os diretores das escolas que estão recebendo nossos projetos, aos professores supervisores, aos preceptores que recebem nossos alunos nas escolas. Agradecer também aos professores da PUC que assumem a função de coordenadores de área e já estão conosco há cinco anos, e dar boas-vindas aos que chegam.

Com relação à Residência Pedagógica, a coordenadora de licenciaturas acredita que o programa tenha vindo para ficar.

– Ele tem ajustes a serem feitos, como um programa pioneiro que é, mas tem grandes vantagens e vem valorizar o professor da escola, que receberá uma bolsa durante 18 meses. O aluno que vai para a escola também é remunerado durante todo o projeto. O programa se inicia com o Departamento de Letras e esperamos que outras Licenciaturas venham a aderir. Há um compromisso de que a Residência Pedagógica entre no lugar do Estágio Supervisionado.


A professora Maria Cristina Góes, do Departamento de Letras, está à frente da novo programa Residência Acadêmica - Foto: Renata Ratton, Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos


Para a professora Maria Cristina Góes, coordenadora da RP, fazendo parte do programa será possível reivindicar, sugerir, criticar e contribuir para a formação docente.

– O programa nasce como forma de luta pela valorização da licenciatura no âmbito acadêmico, na nossa sociedade, na política do nosso país. Pelo que acompanho nas trocas de mensagens entre os coordenadores institucionais de RP, posso acreditar que essa também tenha sido a principal motivação da adesão de grande parte das Instituições ao Programa. O Programa de Residência Pedagógica da PUC-Rio pretende repensar crenças, valores e conceitos implicados na formação de professores da educação básica.

Em seguida à cerimônia de abertura, integrantes dos três núcleos envolvidos no subprojeto do PIBID, a saber: Filosofia e História; Ciências Sociais e Geografia; e Letras – Língua Portuguesa e Língua Inglesa – Pedagogia, e da equipe da Residência Pedagógica apresentaram seus projetos de trabalho para os 18 meses que se iniciam.



Nota:

No dia 28 de setembro, a Coordenação de Licenciaturas da PUC-Rio e o Colégio Teresiano realizam a quinta edição da Jornada Pedagógica: As Licenciaturas dialogando com a Escola Básica, com o tema Novos cenários na sala de aula: desafios, experiências e perspectivas.

O evento será realizado no Colégio Teresiano, no dia 28/09/2018, das 13h às 17h30m.




Publicada em: 24/09/2018