Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Alunos do doutorado em Engenharia de Produção e do Mestrado Profissional em Logística foram premiados na terceira edição do Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Ferramenta desenvolvida no mestrado foi considerada melhor produto tecnológico, e um dos artigos de doutorado ficou entre os cinco melhores trabalhos do congresso

Durante o EPPGEP, a partir da esquerda: Igor Tona Peres, Tharcísio Fontainha, ambos alunos de doutorado em Engenharia de Produção; professor Antônio Márcio Thomé, Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Logística; Keila Baesso, aluna do Mestrado Profissional em Logística; professor Fernando Cyrino, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção; Ricardo Quintano e Erick Oliveira, também doutorandos em Engenharia de Produção - Foto: Acervo pessoal


Os doutorandos em Engenharia de Produção Tharcísio Fontainha, Ricardo Quintano e Erick de Oliveira, e a aluna do Mestrado Profissional em Logística Keila Baesso, tiveram seus trabalhos premiados na terceira edição do Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Engenharia de Produção (III EPPGEP), realizado entre os dias 17 e 19 de setembro de 2018, em Florianópolis – SC.

A pesquisa compreendida no artigo de Tharcísio Fontainha Collaboration in the disaster response - a framework and an application recebeu o certificado de Destacado Desempenho na Apresentação do Trabalho na Sessão Temática de Doutorado Productive Systems, e aborda o cenário do impacto financeiro dos desastres e a colaboração essencial entre stakeholders para a melhora do alívio dos beneficiários.

– O estado da arte neste assunto é marcado por uma pluralidade de modelos concorrentes, falta de nomenclaturas comuns e compreensão do papel de um stakeholder pelos demais. Portanto, o artigo oferece uma estrutura para orientar a colaboração de stakeholders na resposta a desastres, abrangendo quatro pilares: identificação dos stakeholders, desejos e necessidades dos stakeholders, processos de resposta a desastres e estratégias de colaboração. A pesquisa transmite um framework baseado em modelos independentes, desenvolvidos previamente através de revisões sistemáticas da literatura. Em seguida, esse framework é analisado em um estudo de caso com dados de uma resposta a desastre em 2011 e uma simulação implantada em 2017 pelos militares brasileiros.

Os resultados revelam quais stakeholders foram envolvidos, como e se foram considerados seus desejos e necessidades, quais processos foram executados e como foram consideradas as estratégias de colaboração, em ambas as situações (a resposta real ao desastre em 2011 e na simulação em 2017), assim como a evolução nesse período e oportunidades para melhoraria das operações militares brasileiras. Sugere-se que pesquisas futuras ampliem a validação externa do framework em diferentes tipos de desastre, cenários e considerando as perspectivas de outros stakeholders, resume Fontainha.

O artigo de Ricardo Quintano Evaluation of the execution of a sepsis clinical pathway in the emergency department through process mining techniques recebeu o Destaque na Sessão Temática Manufacturing Studies. O objetivo de sua pesquisa foi avaliar a execução dos protocolos clínicos para sepse, em emergência para adultos de um hospital brasileiro, por meio de técnicas de mineração. “Aplicamos técnicas de mineração com base em dados de dois anos de internações por sepse, extraídos do sistema de informação do hospital. O corpo clínico validou a precisão e a utilidade dos resultados”, explicou o autor.

Segundo Neira, todos os profissionais consideraram o estudo importante por dar acesso a indicadores que podem auxiliar o hospital a identificar problemas na execução das condutas. Eles consideraram os resultados do trabalho bastante promissores pelo fato de proverem informações relevantes para gerenciar e melhorar os protocolos de sepse.

O artigo de autoria de Erick de Oliveira, intitulado Dynamic Associations between GDP and Crude Oil Prices in Brazil: Cycles, Regime Switches and Nonlinear Causality, foi eleito um dos cinco melhores trabalhos de doutorado do EPPGEP 2018.

Elaborado em coautoria com o professor Fernando Cyrino, o artigo traz uma investigação empírica sobre as principais mudanças estruturais que ocorreram na economia brasileira desde o final da 2ª Guerra Mundial, buscando associá-las ao comportamento dos preços de petróleo bruto no mercado internacional. Por meio de diferentes modelos econométricos e testes específicos, os autores fornecem evidências sobre a existência de dois regimes bem caracterizados para o PIB brasileiro: o primeiro, muito dependente do comportamento do petróleo bruto no mercado mundial, foi marcado por períodos de alta volatilidade na economia e esteve majoritariamente presente até o final da década de 1990; o segundo, observado em grande parte das duas primeiras décadas do século XXI, é caracterizado por períodos de maior estabilidade e menor dependência dos preços da commodity.

O trabalho de Keila Baesso, Supply Performer: uma ferramenta de avaliação baseada no modelo SCOR, do Mestrado em Profissional em Logística, foi premiado na categoria Melhor Produto Tecnológico e apresenta uma nova ferramenta automatizada para avaliação dos processos de gestão de cadeias de suprimentos, baseada no modelo de referência SCOR, apontado pela literatura como um dos mais difundidos na indústria, mas que ainda apresenta desafios significativos para a sua implantação, notadamente no que se refere à complexidade e ao custo.

De acordo com Keila Baesso, o trabalho especificou requisitos funcionais, um banco de dados capaz de armazenar a estrutura de dados completa do SCOR e implementou um protótipo da ferramenta denominada “Supply Performer”.

– A ferramenta, de forma inovadora, visa apoiar a implantação do SCOR sem exigir conhecimento profundo sobre o modelo ou a contratação de consultoria especializada. Para validar a sua aplicabilidade e capacidade de generalização, foi realizado um estudo aplicado em uma organização real, onde se observou um ganho de 25% na atividade de diagnóstico dos processos de “Cadastro de Fornecedores e Clientes” de uma empresa multinacional de grande porte. A ferramenta permitiu ainda a criação de um plano de ação e acompanhamento da evolução da melhoria dos processos, com base nas lacunas identificadas. Seu uso viabilizou a entrega rápida de resultados para o cliente, garantindo maior acessibilidade ao modelo, de forma estruturada e organizada, esclareceu a aluna.

Em função dos resultados promissores, a ferramenta Supply Performer foi registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) BR 51 2018 000240-4.

O EPPGEP é o Encontro Científico da ANPEPRO, que tem como objetivos: Foco em Pesquisa; Criação de um ambiente de aconselhamento aos alunos de Pós-Graduação; e, Reconhecimento dos alunos de Pós-Graduação em Engenharia de Produção com melhores resultados.




Publicada em: 24/09/2018