Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Com análise de modelos de previsão da produção de cevada no País, mestrando da Engenharia Industrial é eleito estudante Star pelo International Institute for Forecasters (IIF), dos EUA
Disciplina Séries Temporais – para a qual foi apresentado o trabalho – recebeu, em 2017, chancela da mais importante sociedade científica mundial na área de Séries Temporais e Modelos de Previsão, que premia os alunos com o melhor desempenho na matéria

Foto: William Portela, entre os professores Fernando Cyrino (esq.) e Reinaldo Castro - arquivo pessoal


O trabalho Comparação de desempenho entre métodos clássicos de previsão: abordagem prática na plantação de cevada no Brasil, principal ingrediente da cerveja, do aluno de mestrado em Engenharia de Produção William Peersen Rossetto Portela, foi selecionado como o melhor da turma 2018.1 da disciplina Séries Temporais. A disciplina tem a chancela do International Institute for Forecasters (IIF), dos EUA, que atribuiu a Portela a classificação de estudante Star.

Os métodos de previsão de séries temporais são essenciais para a tomada de decisões nos mais diversos ramos de negócios. Com o uso de análises estatísticas, a partir de dados históricos, permitem avaliar possibilidades futuras.

O mestrando utilizou dados históricos de produção e produtividade da cevada no Brasil, de 1976 até 2010, e comparou o desempenho de dois modelos clássicos de previsão. Segundo ele, a escolha da cevada buscou fugir das análises mais comuns nos estudos de agricultura, baseadas no arroz, no trigo e na soja.

- A importância de uma previsão de produção fundamentada é cada vez maior em tempos de crise, quando cada centavo deve ser bem investido e o desperdício deve ser evitado. O que mais me chamou atenção na disciplina foi justamente a parte prática, pois foi a melhor forma de aprender a teoria. Nossa tarefa era buscar dados históricos, aplicar modelos de previsão de séries temporais e fazer previsões futuras, explicou o aluno.

A disciplina Séries Temporais, coordenada pelo professor Reinaldo Castro Souza, com o apoio do professor Fernando Cyrino, ambos do Departamento de Engenharia Industrial, conta com aulas práticas, oferecendo o estado da arte de métodos de previsão, além da utilização do software R-Studio, para gráficos e cálculos estatísticos, para aplicação em sala de aula. É monitorada, desde 2017, pelo IIF, por um período de cinco anos. A cada edição, seu melhor aluno da turma recebe um prêmio em dinheiro, um certificado de desempenho oficial e a gratuidade de um ano como membro do Instituto.

O reconhecimento internacional pela mais importante sociedade científica mundial na área de previsão equiparou o curso do Departamento de Engenharia Industrial ao de 13 universidades que já receberam a chancela do IIF, entre elas, Oxford University (Inglaterra), The University of Sydney (Austrália), University of North Caroline, The George Washington University, Northwestern University (todas dos EUA), Université Paris/Ouest (França) e National Technical University of Athens (Grécia). Fonte: Approach Comunicação.




Publicada em: 13/09/2018