Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão

Para Duque Estrada, com o Capes/PrInt, Universidade vai se integrar, ainda mais, ao cenário internacional dos grandes centros de pesquisa - Foto: Renata Ratton - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
A PUC-Rio é uma das 25 selecionadas do Programa Institucional de Internacionalização, da Capes, conforme resultado preliminar divulgado no último dia 20. O Capes/PrInt foi concebido para desenvolver e implementar a internacionalização dos programas de pós-graduação, nas áreas de conhecimento escolhidas pelas instituições proponentes, e tem também o intuito de estimular a formação de redes de pesquisas internacionais.
As propostas das IES participantes foram submetidas a análises de mérito por especialistas nacionais e internacionais. De acordo com a Capes, além de um diagnóstico institucional, foram avaliadas a capacidade técnica do grupo gestor, a coerência e a viabilidade da proposta, bem como o seu caráter inovador e relevância. O resultado baseou-se não apenas na qualidade da instituição proponente, mas também na habilidade para escolher as áreas e parcerias estratégicas de acordo com a sua vocação.
De acordo com as exigências do Programa de Internacionalização, as instituições precisariam definir temas estratégicos para serem apoiados e mostrar, por meio de políticas e ações inovadoras, como aumentariam seu protagonismo internacional nos próximos anos. Deveriam ainda definir metas para a melhoria da qualidade da pós-graduação, com parcerias estratégicas e contrapartidas bem definidas, prevendo o fortalecimento de grupos de pesquisa em colaboração internacional.
– A PUC-Rio já conta com uma trajetória de sucesso na internacionalização, tanto na graduação quanto na pós-graduação, refletida em rankings como o mais recente publicado pelo Times Higher Education. Com relação ao Capes/Print, é importante ressaltar o trabalho competente e dedicado dos professores e do corpo técnico-administrativo da Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos e dos decanatos do CCS, CTCH e CTC na elaboração de nosso projeto institucional. Para a Universidade, fazer parte do programa significa a possibilidade de se integrar, ainda mais, ao cenário internacional dos grandes centros de pesquisa, sublinha o coordenador central de pós-graduação e pesquisa, professor Paulo Cesar Duque Estrada.