Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
A casa do CASA Brasil
PUC-Rio inicia oficialmente suas atividades no Consortium for Advanced Studies Abroad e abre portas para cooperação acadêmica e científica com algumas das melhores universidades do mundo

O coordenador do CASA Brasil, Karl Erik Schøllhammer, fala sobre o projeto durante coquetel no Solar Grandjean de Montigny, tendo ao lado o professor Kendall Brostuen, da Brown University, seguido do Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos da PUC-Rio, José Ricardo Bergmann - foto: Antonio Albuquerque - Núcleo de Memória


No dia 26 de julho, a PUC-Rio deu início, formalmente, a suas atividades como sede brasileira do Consortium for Advanced Studies Abroad (CASA). O consórcio é formado por instituições de prestígio mundial e está voltado ao desenvolvimento de programas educacionais do mais alto nível, por meio de intercâmbios de alunos, professores e da colaboração de pesquisa na fronteira do conhecimento.

A Universidade havia sido escolhida para integrar o CASA em 2017. Com a realização da reunião anual de seu comitê executivo no campus, na última semana, foi assinado o acordo e foram inauguradas as instalações no Centro de Pesquisas Matteo Ricci.

São membros do CASA as americanas Brown University, Columbia University, Cornell University, Dartmouth College, Harvard University, John Hopkins University, Northwestern University, University of Pennsylvania e Vanderbilt University, a australiana University of Melbourne e a irlandesa Trinity College Dublin. Sete das oito universidades americanas do CASA pertencem a Ivy League, que compreende as mais importantes instituições dos Estados Unidos. O consórcio também conta com seis centros, além do brasileiro, sediados na Argentina (Buenos Aires), Chile (Santiago), Cuba (Havana) e Espanha (Barcelona, Granada e Sevilha). A renomada universidade francesa Sciences Po pleiteia a entrada no consórcio, neste momento.


Luiz Fernando Valente e Kendall Brostuen, da Brown University, junto ao professor Karl Erik (dir.), na inauguração das instalações do CASA Brasil, no Centro de Pesquisas Matteo Ricci - foto: arquivo pessoal

A Brown University, líder do centro regional que compreende o Brasil, conta com mais de trinta anos de colaboração acadêmica e de pesquisa com a PUC-Rio, grande parte deles sob a coordenação do professor Karl Erik Schøllhammer, do Departamento de Letras, agora responsável pelo CASA Brasil:

– O convênio com a Brown University é um dos mais bem-sucedidos da história da Coordenação Central de Cooperação Internacional e abrange intercâmbio de alunos de graduação, pós-graduação e de professores. A escolha da PUC-Rio para sediar o CASA Brasil - negociada diretamente com o decano do comitê executivo do CASA, na Brown University, professor Kendall Brostuen - representa um enorme reconhecimento desse trabalho, bem como um salto qualitativo em termos do elenco de universidades estrangeiras parceiras. O passo dado agora foi a assinatura do acordo e a inauguração da base no Brasil. O centro carioca é o primeiro do consórcio em um país de língua portuguesa, esclarece Karl Erik.

Além do aumento no número de alunos estrangeiros na Universidade, que passarão a chegar também no primeiro semestre, o coordenador acredita que o consórcio vá ampliar sensivelmente a colaboração de pesquisa não apenas com as universidades envolvidas, mas com outras de excelência cujo interesse foi despertado a partir da presença da PUC-Rio no CASA. “Contaremos com a presença regular de pesquisadores visitantes. A cada semestre, vai haver um professor de uma universidade de renome realizando pesquisa e, eventualmente, ministrando seminários ou aulas para a pós-graduação, o que é muito importante”.

Para ampliar sua visibilidade, o lançamento do CASA Brasil coincidiu com o XIV congresso da Brasilian Studies Association (BRASA) - realizado, este ano, na PUC-Rio – do qual participam as instituições do consórcio. Na inauguração, foi feita uma homenagem ao professor Luiz Fernando Valente, da Brown University, responsável pelo convênio entre as duas instituições, e que ainda trabalha para o programa.

A coordenadora central de cooperação internacional, professora Angela Randolpho Paiva, lembra que, no CASA, as colaborações em pesquisa se dão em caráter transversal. O tema escolhido para os próximos cinco anos é Memória Histórica, um assunto amplo, que abarca muitas possibilidades de pesquisa.

– Por outro lado, o acordo que já existe com Brown, de financiamento para alunos de pós-graduação e professores, vai continuar. Podemos verificar, agora, a possibilidade de abrir vagas, com esse fundo, nas outras universidades estrangeiras do consórcio. Ou seja: o aluno de pós-graduação ou os professores poderão realizar estágios de mestrado, doutorados sanduíche, pós-doutorados nas instituições CASA. A ideia é essa, observa Karl Erik. Para ele e Angela Paiva, a dinâmica do consórcio também vai trazer ideias e práticas inovadoras de suporte à pesquisa em cooperação.


A assinatura do acordo foi comemorada durante coquetel no Solar Grandjean de Montigny, por ocasião da abertura da exposição Gávea, território de diversidades, morada de contradições - em parceria com Instituto Moreira Salles – e teve a presença do comitê executivo do consórcio, do Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., do Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos, professor José Ricardo Bergmann, da coordenadora central de cooperação internacional, professora Angela Randolpho Paiva, e do coordenador do CASA Brasil, professor Karl Erik Schøllhammer.


Membros do comitê executivo do CASA em visita ao Instituto Moreira Salles, na Gávea, e no Solar Grandjean de Montigny - foto: divulgação



Publicada em: 31/07/2018