Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Reinaldo Castro Souza, da Engenharia Industrial, abre 13º Congreso Nacional de Estudiantes de Ingeniería Ambiental (CONEIA) e realiza conferência para mais de 600 participantes
Convite se deu em função de pesquisas sobre eficiência energética e geração limpa no Brasil

Reinaldo Castro profere palestra para cerca de 600 participantes do Congreso Nacional de Estudiantes de Ingeniería Ambiental, realizado em Lima

Um público de mais de 600 participantes ocupou o auditório da Escuela Profesional de Ingeniería Ambiental, em Lima, Peru, durante a conferência do professor Reinaldo Castro Souza, da Engenharia Industrial, acerca do tema eficiência energética e uso da energia limpa. O congresso foi realizado entre os dias 4 e 8 de junho, e seu público era formado integralmente por alunos e professores pesquisadores de Engenharia Ambiental de todo o país.

– O convite para abrir a semana do meio ambiente, em Lima, se deu em função dos trabalhos que eu e meu grupo de pesquisa estamos desenvolvendo sobre eficiência energética, principalmente a inserção de geração limpa (eólica e solar) na matriz energética brasileira. Creio que a grande motivação tenha sido a repercussão da conferência de abertura do International Conference on Renewable Energy and Power Quality (ICREPQ) sobre a inserção de renováveis (especialmente a energia eólica) na matriz de geração de energia brasileira, avalia.

Recentemente, um estudo liderado pelo professor, que aperfeiçoa o sistema de despacho hidrotérmico brasileiro, foi premiado pela ANEEL no Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (Citenel). O aperfeiçoamento do cálculo do despacho hidrotérmico auxilia o Operador Nacional do Sistema Elétrico a determinar, com mais precisão, os momentos apropriados para utilizar cada tipo de energia. Essa escolha entre Usinas Hidrelétricas (75%), Usinas Termelétricas (24%) e Usinas alternativas, como Solar e Eólica (1%), se chama despacho hidrotérmico.




Publicada em: 22/06/2018