Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento - em foco

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Exame de proficiência desenvolvido pela CCCI, em parceria com o Departamento de Letras, é aceito por mais de 100 universidades em todo o mundo
Instrumento rigoroso de avaliação, correspondente a testes oficiais como o TOEFL, mas com custo reduzido, o Proficiency Exam da PUC-Rio foi utilizado, neste semestre, para certificação de alunos de Duplo Diploma junto à Capes e ao CNPq

Alunos de graduação que pretendem realizar intercâmbio ou obter duplo diploma já podem contar com um comprovante de proficiência desenvolvido pela Universidade em substituição a testes oficiais como o TOEFL, IELTS e o DELF.

O Proficiency Exam da PUC-Rio, elaborado pela Coordenação de Intercâmbio da CCCI (Coordenação Central de Cooperação Internacional) e o Departamento de Letras – e implementado no segundo semestre de 2017–, tem sido tão bem-sucedido que, hoje, a Universidade tem mais de 100 instituições internacionais parceiras participando do projeto.

A certificação é feita com muita seriedade nas versões escrita e oral e segue o Marco Comum Europeu que identifica os níveis com reconhecimento mundial:

– O PUC-Rio Proficiency Exam vem mostrando se tratar de um instrumento de avaliação rigoroso e fundamental para o processo de mobilidade acadêmica e intercâmbio dos alunos da Instituição. Reconhecido por mais de 100 das universidades internacionais parceiras da PUC-Rio, nosso teste é oferecido em quatro línguas estrangeiras (Inglês, Espanhol, Francês e Alemão), acessando a competência dos candidatos nas quatro habilidades da língua: produção e compreensão oral, produção e compreensão escrita, esclarece o professor Leonardo Bérenger, do Departamento de Letras.

Bérenger atribui a grande procura dos alunos da PUC-Rio pela prova a sua viabilidade econômica, às datas de aplicação mais sincronizadas aos calendários da CCCI, e à chancela acadêmica das cadeiras de Línguas Estrangeiras de Letras. “Acreditamos que, com o aumento da demanda pelo exame, possamos aplicá-lo ainda mais frequentemente do que temos feito até o momento”, prevê.


Modelo Declaração Proficiência

De fato, segundo a assessora da Coordenação de Intercâmbio, Nancy Guimarães, a grande motivação da coordenação foi pesquisar de que maneira seria possível conseguir uma certificação que comprovasse que os alunos que desejam realizar o intercâmbio possuem o domínio do idioma. “Eles estudavam na graduação, mas não tinham um teste reconhecido internacionalmente”, lembra.

- Pesquisando, verificamos que várias universidades parceiras de intercâmbio acreditavam que a PUC-Rio tivesse condições de oferecer a capacitação. A coordenação então, ainda sob a gestão do professor Karl Erik Schøllhammer, efetuou parceria com o Departamento de Letras. Foi pensada uma remuneração que fosse factível para os professores elaborarem os testes, mas que também estivesse ao alcance de nossos alunos, observa Nancy.

Nos Estados Unidos, a State University of New York at New Paltz e a University of San Diego já aceitam a acreditação. O recente convênio assinado com a University of Central Florida foi feito com a predisposição de aceitar teste da PUC-Rio. Na França, quase todas as universidades aceitam, assim como instituições da Dinamarca, Espanha, Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Finlândia, Itália, Holanda, México, Portugal, República Tcheca, Suíça, Israel, Japão e Coréia.

Neste semestre, os alunos de Duplo Diploma utilizaram a certificação da PUC-Rio para realizar provas junto à Capes e ao CNPq. Em 2017.2, já tivemos um grande número de adesões e só no presente semestre a CCCI teve mais de 40 alunos inscritos para o teste de inglês.

Mais informações em:
http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccci/academico/nivelamento.html




Publicada em: 17/05/2018


| Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento | | Prêmios e Destaques Acadêmicos | | Rankings | | Campanhas | | Sobre a VRAC |
Busca na VRAC: