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Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
PUC-Rio é uma das 15 universidades da América Latina e Europa a participar do Students 4 Change
Na Universidade, integram o projeto, co-financiado pela União Europeia, professores da Educação, Administração, Psicologia, Design, Sociologia e o Instituto Gênesis

Foto: Grupo de trabalho do Students 4 Change - divulgação Erasmus +

A PUC-Rio participa do Students 4 Change, projeto co-financiado pela União Europeia no marco do Programa Erasmus+, que tem o intuito de desenvolver competências para a inovação social, reunindo 15 instituições de ensino superior na América Latina e da Europa.

O Students 4 Change busca conhecer o estado da arte do trabalho das entidades associadas à inovação social e empreendedorismo social, para que conheçam as melhores práticas institucionais de modo a conformar um processo de capacitação de professores latino-americanos, que irão apoiar a qualificação de seus respectivos alunos no âmbito do desenvolvimento local.

Recentemente, a Universidade foi representada pelas professoras Magda Pischetola, do Departamento de Educação, e Ruth Espínola Mello, do Departamento de Administração, do Instituto Gênesis PUC-Rio e coordenadora administrativa do projeto, no segundo encontro do projeto, em Valência, na Espanha.

Em novembro, as professoras da PUC-Rio participaram de reuniões de trabalho, junto com outras 14 universidades, sendo dez latino-americanas e cinco da Europa, além da Columbus e da Fundação Ashoka, estabelecendo vínculos com Alemanha, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Espanha, França, Portugal e México. Na Universidade, integram o projeto professores dos departamentos de Educação, Administração, Psicologia, Design, Sociologia e o Instituto Gênesis.

A Coordenadora Central de Cooperação Internacional, professora Angela Randolpho Paiva, participou do projeto durante sua criação, como coordenadora acadêmica, representando a CCCI:

- Inicialmente, Ruth Espínola e eu contatamos as professoras Sarah da Silva Telles, de Ciências Sociais, Júlia Zardo, de Administração, e Magda Pischetola, da Educação. Fizemos reuniões para serem pensadas estratégias de ação que juntassem as expertises do nosso grupo participante: trabalho em periferias (eu e Sarah), empreendedorismo (Ruth e Júlia) e tecnologias de informação na Educação (Magda). Tivemos várias reuniões por skype com a coordenadora central do projeto da Universidade de Monterey; como coordenadoras, Ruth e eu participamos de uma reunião no México, em abril de 2017. Em junho de 2017, deixei a coordenação do projeto, por incompatibilidade de agenda, e a professora Magda se tornou a coordenadora acadêmica. Fiquei como consultora da área de Ciências Sociais - informa Angela Paiva.

A professora Magna Pischetola conta que a reunião em Valência, a segunda presencial do projeto e primeira reunião de que participou, em qualidade de representante acadêmica da PUC-Rio, foi focada na definição dos conceitos fundamentais de inovação social e empreendedorismo social e na delimitação de um quadro de competências a serem desenvolvidas nas instituições de ensino superior envolvidas no projeto. De acordo com ela, o próximo passo prevê a capacitação de 50 professores dessas universidades, por meio de um curso a distância que está sendo implementado no começo do semestre 2018.1 e de um encontro de formação presencial de cinco dias em Porto Alegre, em julho de 2018.

- Minha atuação na área de formação de professores e meu interesse de pesquisa em novas metodologias de ensino e aprendizagem fazem com que essa fase do projeto seja a mais interessante para mim. Acabamos de desenvolver, junto ao Instituto Gênesis, cerca de 20 fichas técnicas que serão utilizadas como suporte da capacitação aos professores e que ficarão como material de uma caixa de ferramentas para os estudantes a serem capacitados em seguida. A metodologia que será proposta ao longo do curso de capacitação de professores, em desenvolvimento por três universidades envolvidas no projeto (Universidade de Grenoble, Universidade de Aveiro e PUC de Valparaíso), servirá como base para a atuação dos professores em suas disciplinas, o que representa um grande desafio das metodologias de ensino e aprendizagem já estabelecidas e uma grande oportunidade de mudança de práticas. Participarei do curso online/a distância não somente como aluna e futura multiplicadora da metodologia proposta em minhas disciplinas, mas também propondo minha assessoria e contribuição teórica para as universidades parceiras responsáveis dessa fase crucial do projeto - relata a coordenadora.

Ruth Espínola, coordenadora administrativa do projeto, leciona disciplinas relacionadas ao empreendedorismo social, e atua à frente da área de negócios de impacto social da incubadora da PUC-Rio. Pertencente ao Instituto Gênesis, que tem 20 anos de atuação de sucesso no Brasil, a incubadora é, hoje, considerada a melhor da América Latina [UBI Index], detentora de um portfólio e empreendimentos sociais incubados e graduados.

"Neste sentido, tenho oportunidade de apoiar os debates do projeto, tanto do ponto de vista teórico-conceitual, como também das práticas, já que, em sala de aula e na incubadora, tenho dado suporte a alunos e jovens empreendedores no processo de problematização de cenários adversos, de ideação voltada à intervenção social e de geração de empreendimentos sociais que buscam sustentabilidade e efetividade dos impactos que se propõem a realizar", sublinha.

Estabelecendo um paralelo com o evento anterior, a coordenadora administrativa observa que o encontro em Valência serviu para abordar os avanços dos grupos de trabalho, especialmente do que lida com a elaboração de ferramentas de ensino e o desenvolvimento de competências-chave. "A ideia é que sejamos (onde também me incluo como uma das cinco professoras escolhidas para representar a PUC-Rio) capazes de aplicar as ferramentas em nossas disciplinas, quando abordarmos, com métodos ativos de ensino, temáticas como empoderamento social, inovação social, capital social, desenvolvimento local, empreendedorismo social, inovação social, tecnologias sociais, entre outros".

O professor Guilherme Toledo, do Departamento de Artes & Design, vê a inserção de sua área no projeto a partir do design centrado no ser humano, que busca desenvolver produtos, serviços e sistemas a partir dos desejos e das necessidades das pessoas, criando inovações que sejam ao mesmo tempo relevantes para a sociedade e viáveis técnica e financeiramente.

O próximo encontro dos grupos de trabalho do Students 4 Change será realizado em julho de 2018, em Porto Alegre, quando será finalizada a qualificação de cinco professores de cada uma das universidades latinas.




Publicada em: 19/02/2018