Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Formiga e besouro que valem ouro
Micro e mini robôs da RioBotz/PUC-Rio são grandes vencedores do campeonato nacional de combate de robôs da ROADSEC 2017, maior evento de hacking e tecnologia da América do Sul

O peso é de formiga ou besouro, mas o quilate é de metais nobres. Os robôs desenvolvidos pela RioBotz/PUC-Rio, equipe formada por alunos de graduação, conquistaram medalhas de ouro e de prata nas duas categorias do campeonato nacional de combate de robôs da ROADSEC 2017, maior evento de hacking e tecnologia da América do Sul, realizado este fim de semana na Barra Funda, São Paulo, e que reuniu dez equipes de todo Brasil.

Os robôs Micro Maloney e Micro Touro foram, respectivamente, o primeiro e o segundo colocados da categoria Antweight (454 gramas). Já o Mini Puma, da Riobotz, foi ouro na categoria Beetleweight (1.4kg), tendo contado com acessórios projetados para utilização contra cada um dos oponentes, instalados no robô antes de cada combate.

Adicionalmente, os três robôs Beetleweight da RioBotz ficaram entre os cinco melhores da competição, entre 16 concorrentes da categoria: o Mini Maloney conquistou o quarto lugar na competição, e o Mini Touro, com projeto inteiramente novo, ainda em testes, o quinto.

– O nível da competição está muito elevado, por isso voltamos felizes por termos vencido todas as categorias. E os alunos ganharam experiência, lidando com componentes de alta tecnologia e trabalho em equipe, tal como os profissionais do mercado – sublinhou o coordenador da RioBotz, professor Marco Antonio Meggiolaro.




Publicada em: 16/11/2017