Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Professor Ricardo Aucélio, do Departamento de Química, recebe medalha Walter Baptist Mors da Sociedade Brasileira de Química

Uso de nanomateriais em química analítica e desenvolvimento de métodos analíticos para petróleo e derivados estão entre as principais contribuições para a área da Química no estado do Rio de Janeiro

Foto: divulgação


O professor Ricardo Queiroz Aucélio, do Departamento de Química, recebeu a medalha Walter Baptist Mors, conferida pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), durante seu 18º Encontro Regional, realizado em outubro. A medalha Walter Baptist Mors é concedida a pesquisadores com trabalhos notórios para o desenvolvimento da Química no estado do Rio de Janeiro.

– A indicação veio da comissão da seção regional da SBQ, que avalia as contribuições dos pesquisadores. No meu caso, acredito que tenha se destacado o uso de nanomateriais em química analítica – em especial o uso de pontos quânticos como sondas fotoluminescentes, a especiação de mercúrio com pontos quânticos e as sondas ópticas de nanopartículas de ouro para antibióticos –, além da contribuição no desenvolvimento de métodos analíticos para petróleo e derivados – avalia Aucélio, que se diz surpreso com a distinção, “muito embora o trabalho da área de Química Analítica da PUC seja visto como diferenciado pelos profissionais”.

Formado em Química pela Universidade de Brasília (UnB) em 1992, o professor Ricardo Aucélio é Ph.D pela Universidade da Flórida, nos EUA. Atua como docente e pesquisador da PUC-Rio há mais de 20 anos, com projetos voltados para o uso de nanomateriais em Química Analítica. Durante sua carreira, orientou 20 teses de doutorado e 22 dissertações de mestrado na área de Química Analítica, além de ter participado de vários projetos de pesquisa financiados por empresas e agências de fomento.

Sobre Walter Baptist Mors:

O brasileiro que dá nome à medalha da SBQ, Walter Baptist Mors, foi um dos pesquisadores científicos pioneiros na área de Química no Brasil. Especializado em Química de Produtos Naturais, atuou na UFRJ por 37 anos, onde fundou o Núcleo de Pesquisa de Produtos Naturais (NPPN), órgão que atua na seleção e no estudo de espécies vegetais visando à descoberta de moléculas bioativas para o desenvolvimento de fármacos.




Publicada em: 03/11/2022