Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Artigo de Artes&Design recebe Tsuboi Award, em Beijing

Trabalho apresenta forma de encontrar e análise estrutural de estrutura espacial de bambu


O artigo Form finding and analysis of an active bending – pantographic bamboo space structure , de autoria do professor Mário Seixas, do Departamento de Artes&Design, em parceria com Luís Eustáquio Moreira, Patrick Stoffel e João Bina recebeu o Tsuboi Award, na categoria de artigo mais meritório do ano de 2021. Desde que o prêmio foi criado, em 1991, somente um grupo de pesquisa da USP havia recebido este prêmio na América Latina. 

Publicado na capa do Journal of the International Association for Shell and Spatial Structures (IASS), o trabalho foi desenvolvido através da colaboração entre a PUC-Rio, a empresa Bambutec e a UFMG, com financiamento da FAPERJ e apresenta a forma de encontrar e a análise estrutural de uma estrutura espacial de bambu pantográfico ativa, que integra arcos de flexão ativa autoestressados, grades pantográficas de tração e bipods de suporte.

A estrutura foi projetada para o telhado um anfiteatro ao ar livre no clima tropical – o Anfiteatro Junito Brandão, localizado no campus da PUC-Rio – e tem um comportamento autossuportado e um procedimento de montagem móvel, aplicando o mecanismo de ligação flexível articulado (HFC).

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O Tsuboi Award é conferido em memória do professor Yoshikatsu Tsuboi, ex-presidente e membro honorário do IASS, por suas notáveis contribuições ao design estrutural e arquitetônico do Japão (https://www.iass-structures.org/Tsuboi-Award-Recipients). A premiação foi entregue em Beijing, China, na última semana de setembro. Já a International Association for Shell and Spatial Structures (IASS) é uma renomada associação internacional fundada pelo professor Eduardo Torroja, com mais de 60 anos de atuação, que reúne engenheiros, arquitetos, projetistas e pesquisadores de todo o mundo.

– Recebi o prêmio das autoridades professor Carlos Lázaro, da Universitad Politècnica de València,  professor Ken'ichi Kawaguchi, da University of Tokyo, e professor Romuald Tarczewski, da Wroclaw University of Technology, informa Seixas.




Publicada em: 10/10/2022