Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Parceria PUC-Rio – American Tower tem solução IoT vencedora do Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação 2021

Cerimônia foi realizada remotamente, no último dia 13


Solução IoT desenvolvida na parceria PUC-Rio - American Tower – que utiliza a infraestrutura de rede neutra da estação LoRaWAN autônoma da AT para introduzir soluções e aplicações de monitoramento de dispositivos sensores para finalidades diversas – recebeu o Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação 2021, na categoria Operadoras de Serviços de Comunicações e Fornecedores de Infraestrutura. Em sua décima edição, a cerimônia de premiação foi realizada no dia 13 de dezembro. O júri avaliou 206 projetos de 125 empresas, em seis categorias.

A solução foi endereçada ao projeto Campo Conectado, piloto financiado pelo BNDES que visa à implementação de um sistema de gestão para o ambiente rural com adoção de tecnologias de agricultura de precisão e irrigação com taxas variáveis, para o consequente aumento da eficiência e produtividade sustentável. O piloto está em andamento na Fazenda Macuco, localizada no vilarejo de Santiago do Norte, em Paranatinga, MT.

No contexto das soluções, dispositivos inteligentes como microestações climáticas e sensores de solo coletam informações em campo, tais como variáveis de clima e solo, e as enviam diretamente à internet disponibilizando dados para a tomada de decisões e automação do sistema de irrigação. A estação LoRaWan autônoma é alimentada por energia solar e transmite via satélite; enquanto rede neutra da empresa, a estação também habilita cobertura em lugares desatendidos, ou seja, está integrada de forma transparente com a cobertura presente no restante do país. Portanto, além de utilizar energia limpa, a solução pode ser implementada em áreas remotas, onde não existem outras formas de comunicação com a internet, como fibra óptica ou redes móveis.

O anuário Tele.Síntese de Inovação 2021 pode ser acessado em: https://www.eventos.momentoeditorial.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Anuario-Tele-Sintese-2021.pdf




Publicada em: 15/12/2021