Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Professor Fernando Cyrino, do Departamento de Engenharia Industrial, é único brasileiro eleito para a diretoria do International Instittute of Forecasters

IIF é reconhecido por promover as melhores práticas e o campo de Previsão


O professor Fernando Cyrino, coordenador de pós-graduação do Departamento de Engenharia Industrial (DEI), é o único pesquisador braslieiro eleito para a diretoria do International Institute of Forecasters (IIF), com sede em Boston/EUA,  e a mais importante sociedade científica mundial na área de previsão. O anúncio oficial foi feito no dia 08 de abril e o mandato terá início no dia 1º de maio. A diretoria é formada por membros dos Estados Unidos, Europa, China e Austrália. Há mais de dez anos, Cyrino atua na área de séries temporais e previsão desde seus estudos de mestrado e doutorado, ambos com modelos inovadores de propostas para o sistema elétrico brasileiro. Dissertações e teses sob sua orientação já conquistaram vários prêmios na comunidade acadêmica.

O método de previsão de séries temporais é essencial para tomada de decisões nos mais diversos ramos de negócios, pois, com o uso de análises estatísticas a partir de dados históricos do passado, ele permite previsões para o futuro. Tem ampla aplicação nas áreas de energia, turismo, planejamento urbano, logística, entre muitas outras. "Para mim, é uma honra ter sido eleito para a diretoria do IIF. Comecei a frequentar os congressos da nossa comunidade científica em 2010, no primeiro ano do meu doutorado. Nessas oportunidades, passei  a fazer contatos e a conhecer os pesquisadores que mais admirava, cujos trabalhos e livros eu lia. Hoje, ter alguns como colegas no IIF é realmente uma honra. Além disso, acredito que seja uma excelente chance para alavancar a comunidade brasileira que atua na área de séries temporais e modelos de previsão, com trabalho de padrão internacional. Estou muito feliz com a indicação e espero trabalhar para fazer jus ao reconhecimento", declarou Cyrino.

Esta é a segunda vez que um professor do DEI integra o comitê do IIF. Em 2012, o professor Reinaldo Castro Souza foi o primeiro sul-americano eleito para o cargo de diretor do instituto, tendo sido reeleito e exercido o cargo até 2019. Além disso, desde 2017, a disciplina "Modelo de Previsão de Séries Temporais", do programa de pós-graduação em Engenharia de Produção do DEI, recebeu a chancela do  IIF, equiparando o curso do ao de outras 13 universidades, tais como Oxford University (Inglaterra), The University of Sydney (Austrália), University of North Caroline, The George Washington University, Northwestern University (todas dos EUA), Université Paris/Ouest (França) e National Technical University of Athens (Grécia).


Sobre o International Institute of Forecasters (IIF):

O International Institute of Forecasters, fundado em 1981, é a maior organização da área de Previsão, reunindo acadêmicos e profissionais de todo o mundo. O IIF é reconhecido por promover as melhores práticas e o campo de Previsão por meio de seus workshops, do simpósio internacional e de suas publicações: The International Journal of Forecasting e, para profissionais de previsão - Foresight: The International Journal of Applied Forecasting.




Publicada em: 14/04/2021