Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Alunos de graduação em Ciências Biológicas e de pós-graduação em Física vão interagir com vencedores do Prêmio Nobel no Diálogo Nobel Brasil

Encontro, que contará com a participação de três laureados, é realizado através da parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Nobel Prize Outreach e em colaboração com o Instituto Serrapilheira.


Os alunos Raquel Lubambo Ostrovski, do bacharelado em Ciências Biológicas, e Antonio Capanema Guerra Galvão, do doutorado em Física, foram indicados para representar a Universidade no Diálogo Nobel Brasil, encontro realizado a partir da parceria entre a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Nobel Prize Outreach (braço de comunicação da Fundação Nobel) e em colaboração com o Instituto Serrapilheira.

O encontro, transmitido pelo Youtube do Nobel Prize (link no final da matéria), será realizado no dia 8 de abril para discutir O Valor da Ciência. O intuito é promover uma discussão sobre a importância da ciência para a sociedade e de políticas públicas baseadas no conhecimento científico; principalmente em tempos de crise, como a atualmente enfrentada. Espera-se, também, inspirar estudantes de todo o Brasil a perseguirem carreiras científicas.

Raquel Ostrovski ingressou no curso de Ciências Biológicas em 2017; de acordo com a carta de indicação da Universidade, é reconhecida pelo foco e comprometimento. Tem experiência internacional na University of California – Santa Cruz, em intercâmbio acadêmico. É bolsista de Iniciação Tecnológica e Industrial do CNPq – Nível A. Destacou-se por trabalho na disciplina de Etnobiologia com tubarões. Ampliou o estudo e publicou em uma revista de renome na área, Ethnobioconservation, em dezembro de 2020 - https://ethnobioconservation.com/index.php/ebc/article/view/426/292.

Antonio Galvão ingressou no doutorado em Física na PUC-Rio em 2020 e é bolsista da CAPES. Sua área de interesse é Astrofísica. Possui experiência internacional na University of California – Berkeley, em intercâmbio acadêmico. Durante a graduação na PUC-Rio, foi, por dois semestres seguidos, aluno-destaque por mérito acadêmico.

A programação do encontro será dividida em duas partes principais: a primeira contará com um diálogo entre May-Britt Moser, laureada com o Prêmio Nobel de Medicina em 2014, e Serge Haroche, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2012, que serão acompanhados por Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências, e Helena Nader, copresidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências. A conversa será conduzida por Adam Smith, diretor científico da Nobel Prize Outreach.

Na segunda parte, serão realizadas duas mesas-redondas com os ganhadores do Prêmio Nobel (primeiro com May-Britt Moser, depois com Serge Haroche), nas quais estudantes universitários de todo o Brasil, previamente selecionados, terão a oportunidade de se juntar aos laureados em uma sessão de perguntas e respostas.

O encontro é um evento prévio do Diálogo Nobel Brasil 2022, que reunirá vencedores do Prêmio Nobel e outras lideranças intelectuais para discutir O Futuro Que Queremos.

As inscrições para Diálogo Nobel Brasil podem ser feitas neste link.


O evento será conduzido em inglês, com tradução simultânea disponível. A transmissão será realizada no YouTube do Nobel Prize:




Publicada em: 05/04/2021