Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Professor Antonio Pele, do Direito, recebe bolsa Marie Curie, uma das mais disputadas do mundo

Projeto vencedor, que será desenvolvido em parceria com instituições francesas e americanas, explorará a questão da dignidade humana no século 19, pelas lentes de questões ainda atuais como racismo e direito da mulher

Antonio Pele - foto Amanda Dutra/Projeto Comunicar


Com o projeto Making Humans: Human Dignity in 19th-century France, o professor Antonio Pele, do Programa de Pós-Graduação em Direito, acaba de receber a Marie Skłodowska Curie Individual Fellowship, concedida pela Comissão Europeia. O programa Marie Curie é um dos mais concorridos do mundo: das 11.573 candidaturas, apenas 1.630 foram selecionadas em 2021.

O projeto de Pele será desenvolvido em parceria com as Écoles des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS)e o instituto de pesquisa IRIS (Institut de Recherche Interdisciplinaire sur les Enjeux Sociaux), em Paris, bem como com com a Columbia University e o Center for Contemporary Critical Thought (CCCCT) em Nova-Iorque.

De acordo com o pesquisador, Making Humans... explora como a questão da dignidade humana, ou seja, do valor do ser humano, se formou, na época, ao redor de questões relacionadas com a luta contra o racismo, os direitos das mulheres e a justiça social. O projeto buscará, portanto, entender melhor alguns desafios que ainda atravessam as sociedades.

Antonio Pele é professor associado do Departamento de Direito. Tem experiência na área de Filosofia de Direito, com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos temas Dignidade Humana, Historia dos Direitos Humanos, Teoria Crítica, Secularismo, Economia política.

Possui graduação pela Sciences-Po, mestrado em História Contemporânea pela Université Michel de Montaigne-Bordeaux 3, França, mestrado em Direitos Fundamentais pela Universidad Carlos III de Madrid (Uc3M) e Doutorado em Direito nesta última. Cursou pós- doutorado na University of Chicago, Human Rights' Program (2010).

É coeditor da Revista Direito, Estado e Sociedade, do PPGD-PUC-Rio.

Até março, atua como professor visitante no Centre de Recherches et d'Etudes sur les Droits Fondamentaux (CREDOF), com financiamento do programa Capes/PrInt




Publicada em: 19/02/2021