Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Sob a coordenação de Artes&Design, EPI inteligente e de baixo custo será fabricado por grupo interdisciplinar da Universidade

Com recursos do programa Soluções para Retomada, da Shell, expectativa é impactar cerca de 30 mil pessoas na Rocinha


Projeto envolvendo tecnologias de fabricação e informação para o combate à Covid 19, com foco no desenvolvimento de equipamentos inteligentes e de alto desempenho em manufatura aditiva e materiais reciclados, acaba de vencer o edital Soluções para Retomada, da Shell, juntamente com o CIEDS.

Sob a coordenação do professor de Artes&Design João Victor Azevedo, e em parceria com o Núcleo de Experimentação Tridimensional (NEXT), a empresa Maré Relógios, o Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC), representado por Marcelo Balisteri, e o Núcleo de Estudos e Ação Sobre o Menor (NEAM), serão desenvolvidos protótipos físicos, especificamente um kit de equipamentos de proteção individual (EPI) para agentes comunitários de saúde.

O utilitário contará com tecnologia embarcada de reconhecimento facial, sensor de temperatura e serão projetadas, no visor, informações do paciente - histórico de atendimentos e dos grupos sociais em que está envolvido - facilitando o reconhecimento e manejo de diversos casos. Segundo os desenvolvedores, ao mesmo tempo em que protege o profissional de saúde, o EPI permitirá um melhor monitoramento, controle e tratamento dos casos de COVID-19 nas comunidades em que atua.

A fabricação também promete baixo impacto de produção e descarte, pela utilização de materiais reciclados, podendo a própria comunidade contribuir com a matéria-prima.

– O foco do projeto será a comunidade da Rocinha. Daremos um kit com máscara, shield e óculos para cada agente comunitário de saúde, bem como um shield inteligente para cada equipe de saúde da família. Esperamos que o projeto tenha impacto em cerca de 30 mil pessoas que são atendidas pela saúde da família do Centro Municipal de Saúde da Rocinha, planeja o coordenador.

O edital da Shell visa apoiar ações emergenciais e diminuição dos efeitos da COVID-19 utilizando as tecnologias desenvolvidas por negócios ou coletivos de negócios participantes do programa Shell Iniciativa Jovem e Shell Iniciativa Empreendedora desde 2001 até o ano de 2019, residentes no estado do Rio de Janeiro e no estado do Espírito Santo.




Publicada em: 16/11/2020