Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Professor Jorge Lopes, de Artes&Design, tem projetos aprovados em editais de emergência para o combate à Covid 19

Pesquisas e impressão 3D de alto desempenho financiadas pela Capes e pela Faperj permitirão aquisição de equipamentos para a área da saúde, posteriormente alocados no novo laboratório de Biodesign

À esquerda, entrega de doação de EPIs para o CEFET: prof. Jorge Lopes, prof. João Victor Azevedo, Alexandre Pinhel (Furnas) e prof. Carlos Travessa (CEFET); no centro, a aluna de mestrado do DAD Aline Kauffmann e o técnico Marcelo Balisteri,do CETUC, junto aos professores Jorge Lopes e João Victor; à direita, prof. Jorge Lopes, Dr. Roberto Domingues, Dr. Heron Werner, Dra. Fernanda Mousse, Dr. Romulo Domingues e Dr. Vitor Sardenberg (equipe do Grupo DASA) nas futuras instalações do Laboratório de Biodesign - Fotos: divulgação


O professor Jorge Lopes, coordenador do Núcleo de Experimentação Tridimensional (NEXT), do Departamento de Artes & Design, teve dois projetos de pesquisa e desenvolvimento, relacionados à pandemia de Covid-19, aprovados em editais de emergência.

Impressão 3D de alto desempenho para auxílio emergencial ao desenvolvimento e manutenção de produtos para combate ao COVID-19 foi contemplado com recursos do programa Ação Emergencial Projetos para Combater os Efeitos da Covid-19 – Parceria Faperj/Ses – 2020. O objetivo é a impressão 3D de peças para equipamentos de combate ao vírus.

Desenvolvimento e Produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para profissionais de saúde no esforço do Combate a Pandemia receberá recursos do programa Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias, da Capes, que apoia pesquisa e formação de recursos humanos altamente qualificados, no âmbito de pós-graduações stricto sensu, voltadas ao enfrentamento da nova pandemia da Covid-19 e em temas relacionados a endemias e epidemias típicas no país. Este projeto conta também com a participação dos professsores Manoela Quaresma e João Victor, de Artes&Design, do pesquisador Leonardo Frajhof, da Unirio, e do técnico Marcelo Balisteri, do Centro de Estudos em Telecomunicações (Cetuc/PUC-Rio).

Ambos os editais permitem a compra de equipamentos e Jorge Lopes destaca a importância de serem adquiridos para a área da saúde; posteriormente, serão alocados no novo Laboratório de Biodesign da PUC-Rio.

– O Laboratório de Biodesign é um desdobramento do trabalho que venho desenvolvendo há mais de 10 anos em parceria com o Dr. Heron Werner Junior, do Grupo DASA (Diagnósticos das Américas). As pesquisas realizadas nesta parceria possibilitaram diversas inovações no uso de tecnologias de simulação e modelagem 3D, virtual e física, na área de medicina fetal, com publicações cientificas nos principais periódicos internacionais, além da formação de alunos de mestrado e doutorado no Departamento de Artes&Design da PUC-Rio, explica o coordenador do NEXT.

A partir dessas pesquisas, avanços científicos propiciaram, por meio de exames de imagem, a navegação dentro do corpo humano e a exploração de outras áreas, além da impressão 3D de diferentes órgãos. Com a navegação virtual, que também conta com a atuação do professor e pesquisador Alberto Raposo, do TECGRAF, e o trabalho de tratamento imagético dos softwares desenvolvidos, tem sido possível estudar possibilidades cirúrgicas para fetos.

Para o Dr. Heron Werner, a parceria alia a experiência e a alta qualidade dos pesquisadores da PUC-Rio com a excelência do grupo DASA na área médica, com especial foco na área da imagem. Segundo o médico, o novo laboratório do Departamento de Artes & Design, que está em construção nos pilotis do edifício Cardeal Leme, tem como objetivos desenvolver pesquisas na área do Biodesign que resultem em trabalhos científicos pioneiros, de alto impacto clínico e científico e, em última instância, no desenvolvimento de novos produtos. “A ideia é estimular novos pesquisadores, nesta área de domínio híbrido, fortalecendo uma equipe multidisciplinar”.




Publicada em: 28/08/2020