Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
PIBID e Residência Pedagógica têm projetos aprovados na totalidade junto à Capes

Programas vão dar oportunidades a 120 alunos de participar e contribuir para a melhoria do ensino em escolas de educação básica do Rio de Janeiro

Coordenadores de projetos em reunião via Zoom, durante a pandemia - divulgação


"Mais uma vez, a Universidade obteve aprovação da CAPES em todos os projetos apresentados pelos programas Residência Pedagógica (RP) e PIBID", comemora a coordenadora de licenciaturas da PUC-Rio, Maria Rita Passeri Salomão, após meses de intenso trabalho – inclusive on-line, em tempos de pandemia – junto a coordenadores e professores de escolas parceiras.

O programa de Residência Pedagógica, que teve sua primeira edição no edital passado, com projeto do Departamento de Letras, emplacou três projetos: Português, História e Pedagogia.

No tradicional PIBID, cinco propostas receberão financiamento: projeto multidisciplinar de Ciências Sociais e Biologia;  projeto multidisciplinar de Letras Português/Inglês; projeto de Geografia; projeto de História; e projeto de Pedagogia.

– Ficamos muito satisfeitos com a entrada da Biologia no programa. Trata-se de uma licenciatura nova e que, por esse motivo, não havia ingressado em anos anteriores; entretanto, sempre esteve presente em todas as atividades e reuniões, manifestando empenho e desejo muito grande de participar, lembra a coordenadora.

Os projetos do PIBID e da RP possibilitarão a concessão de 96 bolsas para alunos de ambos os programas durante 18 meses. No total, 120 alunos participarão dos dois projetos, sendo 24 voluntários. Doze professores das escolas parceiras também receberão bolsas da Capes, além dos coordenadores de projeto da PUC-Rio.




Publicada em: 03/06/2020