Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
José Roberto Boisson de Marca, do CETUC, recebe prêmio “Destaques em Governança da Internet no Brasil”

Distinção foi lançada em comemoração ao jubileu de prata do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI)

Boisson (de pé, à direita) junto à IEEE Brazil Council delegation, no 2020 IEEE R9 meeting (Latin America), no mês de março, em Lima, Peru; ao lado do professor está o japonês Toshio Fukuda, atual presidente do IEEE - foto: arquivo pessoal


Por sua vasta contribuição ao desenvolvimento da Internet no País, o professor José Roberto Boisson de Marca, do Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC), está entre os contemplados do prêmio Destaques em Governança da Internet no Brasil, lançado, este ano, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI).

Boisson foi presidente-fundador da Sociedade Brasileira de Telecomunicações e, por quatro anos, presidente do Laboratório Nacional de Redes de Computadores – LARC, onde consolidou o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e participou de projeto multi-institucional para desenvolvimento de um Protocolo de Transporte para a Internet, que antecedeu a padronização OSI/ISO.

Durante sua gestão como diretor do CNPq, em 1990, Boisson autorizou a concessão dos primeiros recursos para a implantação da Rede Nacional de Pesquisa, hoje RNEP, organização social responsável pelas ligações centrais de um sistema da rede acadêmica brasileira. Em 1995, foi elevado ao grau de Fellow do IEEE, a maior organização científico-profissional do mundo, tendo sido o primeiro engenheiro da América Latina da área de Tecnologia da Informação e Comunicações a receber essa distinção.

Em 2014, enquanto presidente mundial e CEO do IEEE - a maior organização profissional do mundo - teve importante atuação na área de padronização. O IEEE, inclusive, foi o responsável pelo desenvolvimento do padrão WiFi. De 2000 a 2001, Boisson exercera a função de presidente mundial da IEEE Communications Society.

Ainda no IEEE, impulsionou uma iniciativa na área de governança da Internet, reconhecendo a importância do tema para o futuro da Internet e seu impacto inestimável para a humanidade, que se evidencia em situações como a luta contra a atual pandemia da Covid-19.

Devido à pandemia, o anúncio das personalidades contempladas foi realizado por chamada de vídeo, no dia 29 de maio, às 15h, em conjunto com a comemoração dos 25 anos do CGI.br, no site oficial premiodestaques.cgi.br.

Segundo Boisson, a ideia do CGI foi honrar pessoas ou organizações que contribuíram de forma pioneira, muitas ainda contribuindo, para o desenvolvimento e popularização da Internet no Brasil tanto na área tecnológica quanto de serviços. Entre os pioneiros contemplados in memoriam, estava o professor e pesquisador Luiz Fernando Gomes Soares, do Departamento de Informática da PUC-Rio.

Outras distinções:

José Roberto Boisson de Marca é membro-titular da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Nacional de Engenharia, da Ordem Nacional do Mérito Científico no grau de Comendador. Já foi professor titular visitante da Hong Kong University of Science and Technology e cientista-convidado do NEC Networks Research Laboratory, na Alemanha. Foi também, por duas vezes, Consultor Científico do AT&T e do Bell Laboratories.




Publicada em: 02/06/2020