Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Dissertação do Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental é vencedora do prêmio SECAP Energia 2019

Pesquisa aponta alternativas para sistemas isolados do Brasil

Gustavo da Ponte apresenta o trabalho durante a cerimônia de premiação – Foto: arquivo pessoal


Dissertação do Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental (parceria PUC-Rio e TU Braunschweig) conquistou o prêmio SECAP Energia 2019, relativo ao concurso de monografias da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e do Ministério da Economia. O engenheiro Gustavo Pires da Ponte, autor do trabalho, recebeu a distinção em cerimônia realizada na tarde do dia 13 de março, em Brasília.  

Geração de Energia Elétrica em Sistemas Isolados: desafios e propostas para aumento da participação de fontes renováveis com base em uma análise multicritérios teve por objetivo hierarquizar propostas de políticas públicas, com vistas à inserção de fontes renováveis nos sistemas isolados do Brasil. Concentrados na região Norte, os cerca de 250 sistemas isolados do Brasil representam aproximadamente 1% do consumo nacional de energia elétrica, sendo historicamente atendidos por geradores a diesel, uma solução cara, poluente e dependente de uma complexa logística de fornecimento de combustível. Apesar de diversas publicações indicarem que fontes renováveis já são técnica e economicamente viáveis, sobretudo em economias dependentes de combustíveis caros, a geração a partir do diesel ainda predomina nessas localidades.

– A inserção de fontes renováveis torna possível a transição da dependência de combustíveis fósseis para uma economia baseada em energias renováveis. Para subsidiar a seleção e a hierarquização dessas propostas, indo além das habituais avaliações técnico-econômicas, foi criado um modelo utilizando os métodos multicritério de apoio à decisão AHP e fuzzy-TOPSIS, por serem ferramentas reconhecidas como ideais para a modelagem de problemas em que subjetividade, incerteza e ambiguidades estejam presentes – explica o autor.

Como resultado, a pesquisa concluiu que a política pública de maior impacto seria a implantação de projetos-piloto de usinas híbridas, combinando geração a diesel com fotovoltaica, por exemplo, de forma a auxiliar a transposição de barreiras culturais e de conhecimento sobre tecnologias alternativas nos sistemas isolados.

– Outras políticas apontadas como relevantes seriam a simplificação do licenciamento ambiental de projetos baseados em fontes renováveis e a adoção de um modelo de planejamento determinativo, exigindo nos leilões uma penetração mínima dessas fontes, complementa.

Gustavo Pires também cursou pós-graduação em Engenharia de tubulações na PUC-Rio, em2010 e, atualmente trabalha na Empresa de Pesquisa Energética – EPE.

A dissertação vencedora, defendida em abril de 2019, teve a orientação do professor Rodrigo Flora Calili, da Engenharia Civil, e a co-orientação do professor Reinaldo Castro Souza, da Engenharia de Produção, e está disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4828.

O autor e seu orientador, o professor Rodrigo Calili (esq.), exibem o troféu SECAP Energia 2019



Publicada em: 17/03/2020