Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Insetos brilhantes

Ouro, prata e bronze para a Riobotz, nas competições do Hacktudo

Uma equipe, múltiplos pódios. No detalhe, os robôs medalhistas da Riobotz - Fotos: divulgação


A RioBotz brilhou na Hacktudo, Festival de Cultura Digital realizado na Cidade das Artes, Barra da Tijuca. Nas diversas categorias de batalha de robôs, a equipe conquistou três ouros com os robôs Maloney, nas categorias Besouro (Beetleweight, de 1,36kg), Formiga (Antweight, de 454g), e Fada (Fairyweight, de 150g). A RioBotz também conquistou duas dobradinhas: foi prata na Besouro e bronze na Fada, acumulando mais de 50% dos troféus das categorias dos Insetos, denominados assim por terem os pesos mais leves entre os robôs de combate.

– Este ano, a recém-formada Liga Brasileira de Robótica tomou a iniciativa de organizar as disputas dos Insetos, incluindo uma arena própria e contando com o apoio da Robocore, que estava responsável pela arena grande da Hacktudo. Os próprios construtores dos robôs se uniram e levaram 77 competidores a esta pequena arena do evento, reunindo 25 equipes e 148 pessoas, informa o coordenador da equipe, professor Marco Antonio Meggiolaro.

Na categoria Besouro, a final foi RioBotz x RioBotz, entre o Mini Maloney e o Mini Puma. Na categoria Formiga, a final foi entre a RioBotz – com o Micro Maloney – e a Kamahi, equipe de ex-integrantes da RioBotz, com o robô Cabritinha pilotado por Tatiana Haimenis, ex-coordenadora dos Insetos da equipe da PUC-Rio. “ A RioBotz está rendendo frutos, com spin-offs nascidas do conhecimento conquistado dentro do nosso laboratório. A Kamahi, apesar de recente, já é uma das equipes mais fortes”, comenta Meggiolaro. Na categoria Fada, outra dobradinha no pódio: Pico Maloney conquistou o ouro e Pico Touro o bronze.

Na arena grande da Hacktudo, as disputas foram entre os oito melhores robôs do Brasil na categoria Lightweight, de 27kg, selecionados pelos organizadores, a Robocore.

Veterano Minotauro foi sucesso absoluto na Hacktudo 2019

Um dos grandes atrativos da Hacktudo foi a exibição do Minotauro, robô peso-pesado de 113kg da RioBotz e estrela brasileira na BattleBots, programa norte-americano de combate de robôs, também exibido aqui no Brasil. Vice-campeão em 2018, e à mostra com o parafuso que representa título de Robô mais destruidor, recebido na edição de 2016.




Publicada em: 18/11/2019