Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Gustavo Chataignier, da Comunicação Social, é um dos selecionados para atuar como professor visitante na Chaire des Amériques, da Universidade de Rennes 2

Instituição integra o Institut des Amériques (IdA), ligado ao ministério da educação francês


O professor Gustavo Chataignier, do Departamento de Comunicação Social, foi um dos 13 docentes selecionados para bolsa de pesquisador visitante de uma cátedra na Universidade de Rennes 2.

– Na verdade, trata-se de um consórcio de universidades dedicado a pesquisas sobre as América, o Institut des Amériques (IdA), que é ligado ao ministério da educação francês. Na qualidade de professor visitante, selecionado por concurso, participarei das atividades relativas à Chaire des Amériques, explica

O Institut des Amériques (IdA) é formado por uma federação de universidades francesas cuja sede administrativa é o Institut des hautes études de l'Amérique latine (IHEAL), da Universidade de Paris 3 (Sorbonne Nouvelle). Suas co-fundadoras são: CNRS, Universidade Rennes 2, Universidade Toulouse-Jean Jaurès, École des hautes études en sciences sociales, Institut de recherche pour le développement e Sciences Po Paris.

Entre janeiro e março de 2020, no laboratório interdisciplinar CELLAM - de literatura, história e comunicação – Chataignier vai trabalhar as noções de acontecimento, memória e desconstrução na poesia de Carlos Drummond de Andrade. Participará, igualmente, do grupo de pesquisa do professor Nestor Ponce, argentino radicado na França.

– No período, farei quatro palestras acerca do tema de meu pós-doutorado, um estudo sobre a linguagem na obra do poeta Carlos Drummond de Andrade: Memória e história em Drummond – do filho perdido ao passado colonial; Sobre o devir sensível – da “Máquina do mundo” à escritura; O amor enquanto acontecimento – a chegada da maturidade; e Figuras da alteridade – a mineração do outro.

Gustavo Chataignier é doutor em filosofia e pesquisador associado na Universidade de Paris 8 (2010), com pós-doutorado em filosofia pela UFRJ (2017). Na PUC-Rio, ministra a disciplina Estética da Comunicação de Massas, na graduação, e investiga as relações entre cinema e filosofia, na pós-graduação. É também pesquisador associado ao Laboratoire des logiques contemporaines de la philosophie (LLCP), na equipe Recherches sur les figures politiques, juridiques, esthétiques de l’hétérogénéité (pesquisas sobre as figuras políticas, jurídicas, estéticas da heterogeneidade), da Universidade de Vincennes-Saint-Denis-Paris VIII. Atuou como professor convidado pela Universidade de Valparaíso, Chile (2016). É autor de Temps historique et immanence (Paris: L'Harmattan, 2012).

Gustavo Chataignier atua principalmente nos seguintes temas: estética, filosofia da história, teoria crítica, cinema e poesia. É professor dos cursos de especialização (pós-graduação latu sensu) em Filosofia Antiga, Arte e Pensamento e também em Filosofia Contemporânea, oferecidos pelo Departamento de Filosofia da PUC-Rio. Ministra o módulo “Os Beatles e a filosofia”, em curso livre de extensão oferecido pelo Departamento de Letras da PUC-Rio.




Publicada em: 31/10/2019