Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Um premiado carnaval de animações

Curta do N.A.D.A, integrante de projeto que celebra centenário de Heitor Villa-Lobos, conquista primeiro lugar na Amin!Arte

As meninas premiadas do N.A.D.A: oito curtas para homenagear Heitor Villa-Lobos


A Folia de um Bloco Infantil
, curta produzido pelo Núcleo de Arte Digital e Animação (N.A.D.A), conquistou o primeiro lugar da categoria Estudantes Universitários Brasileiros no 15º Festival Internacional de Animação Estudantil do Brasil – Anim!Arte.  O festival busca incentivar a cultura e o crescimento profissional e artístico na área de animação no Brasil, e foi realizado entre os dias 3 e 13 de outubro, no Rio de Janeiro.

O sapo que representa o prêmio é o mascote do CRAA, o diretório de alunos de Artes&Design

Folia... é um dos integrantes do projeto Carnaval das Crianças, composto por oito animações de 1 minuto cada, que também foram selecionadas para festivais nacionais e estrangeiros, como Baixada Animada, Dia Internacional da Animação, Festival Emergentes, e exibidos na Mostra Universitária de Curtas de Animação – MUCA, informa a coordenadora do N.A.D.A, professora Claudia Bolshaw. Segundo ela, as animações foram desenvolvidas para celebrar o centenário da peça O Carnaval das Crianças Brasileiras, do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959):

– O projeto, produzido em parceria com o Museu Villa-Lobos, retrata sete figuras populares do carnaval de rua da época, em narrativas singulares, e cada animação representa um dos oito temas da obra de Villa-Lobos. O processo criativo, tanto visual quanto narrativo, foi guiado pela estrutura de cada peça musical do maestro. A equipe se reuniu para ouvir as músicas e, a partir de uma discussão sobre expressividade, a essência dos personagens foi se estruturando. Durante o primeiro mês e meio da produção, houve um intenso processo de experimentação técnica e estilística, de forma a encontrar o melhor caminho de representação para as figuras do carnaval descritas por Villa Lobos. O ponto de partida dos estudos de design de personagens foram os desenhos de figurino produzidos pelo artista Di Cavalcanti, a partir de correspondências trocadas com Villa-Lobos, e os figurinos do carnavalesco Clebson Prates para a ala Pimpolhos, Grande Rio 2019, cujo enredo também homenageou a obra centenária do maestro. Muitas referências foram coletadas com o objetivo de trazer um olhar contemporâneo para a cultura brasileira sem perder a intenção original e o caráter histórico da obra – esclarece a coordenadora, e complementa:

– As animações exploram graficamente a aproximação do movimento e do som, a fim de representar visualmente características formais da construção musical. Muito ritmadas, as narrativas se estruturam a partir do decorrer de cada música, respeitando suas qualidades técnicas e traduzindo-as de forma subjetiva para o espectador.

O roteiro e a direção das obras de Carnaval das Crianças são assinados pelas integrantes do núcleo: Ana Luiza Primo, Clara Barros, Clara Braem, Duda Cellos, Helena Vilar, Luana Matos, Luma Rodrigues, Leticia De Vicq e Tatiana Hagen, com produção e orientação da professora Claudia Bolshaw.  O projeto poderá ser visto até abril de 2020, na sede do Museu Villa-Lobos - Rua Sorocaba 200, Botafogo.

Sete figuras populares do Carnaval de rua da época do maestro

Biografia do N.A.D.A.

O N.A.D.A. (Núcleo de Arte Digital e Animação) é um núcleo de pesquisa desenvolvedor de projetos relacionadas à animação e artes sequenciais produzidos no Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Criado pela Professora Cláudia Bolshaw em 2002, já produziu mais de 40 curtas, grande parte selecionados e premiados em festivais ao redor do mundo. A equipe atual do N.A.D.A. é composta pelos alunos Clara Barros, Clara Braem, Duda Cellos, Gabryel Tarouquela, Guilherme Moyna, Helena Vilar, Luma Rodrigues, Leticia De Vicq e Marina Telles.

Sobre o Anim!Arte

Criado em 2001, o festival se tornou referência na área e, há 19 anos vem realizando mostras de filmes feitos por estudantes e para estudantes. Filmes de animação de mais de 90 países são exibidos para um grande público. Nas últimas edições, o Anim!Arte obteve um grande destaque em âmbito nacional e, principalmente, internacional, recebendo a inscrição de mais de 4 mil filmes.




Publicada em: 29/10/2019