Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Alunos de Ciências Sociais, participantes do PIBID PUC-Rio, atuam no desenvolvimento de quiz e na organização da primeira Olimpíada de Sociologia

Competições envolveram 28 escolas das redes estadual, federal e privada do Estado do Rio de Janeiro

Bolsistas do PIBID de Ciências Sociais junto à coordenadora Ana Paula Carvalho (à frente da turma) e ao supervisor Victor Solis (de pé, à direita): quiz sociológico e apoio à organização - Foto: Emílio Domingos


Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Ciências Sociais participaram ativamente da primeira edição da Olimpíada de Sociologia, realizada no dia 8 de outubro. As competições foram organizadas pela Unidade Regional do Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS-RJ), pelo Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes – LabES UFRJ, pelo Colégio Estadual Antônio Prado Júnior – CEAPJ. Além da PUC-Rio, contaram com o apoio do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET-RJ e do Colégio Estadual André Maurois – CEAM.

– Os bolsistas de Ciências Sociais, todos licenciandos, colaboraram para a elaboração do Quiz Sociológico, um dos jogos da Olimpíada, e como monitores, auxiliando na condução dos jogos e no credenciamento. Como coordenadora da Licenciatura em Ciências Sociais e do PIBID, na área, também integro a Coordenação da Unidade Regional da ABECS, e participei da organização do evento, informou a professora Ana Paula Carvalho.

Os licenciandos do PIBID de Ciências Sociais atuam no Colégio Ignacio Azevedo do Amaral, em conjunto com o professor supervisor Victor Nigro Solis, desenvolvendo e testando formas de traduzir o conhecimento acadêmico das Ciências Sociais para o universo escolar.

– Um dos nossos focos é a inclusão da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo. Cabe destacar ainda nosso trabalho sobre desigualdades socioespaciais. Estamos no momento, em parceria com o PIBID de Geografia, realizando um trabalho de mapeamento e cartografia que leva em conta a experiência cotidiana dos estudantes da escola na cidade.

A Olimpíada de Ciências Sociais foi sediada no Colégio Estadual Antônio Prado Júnior e contou com a presença de equipes de 26 escolas das redes estadual, federal e privada do Estado do Rio de Janeiro. Teve como objetivos promover a familiarização de estudantes do Ensino Médio com os conceitos, categorias, temáticas e autores das Ciências Sociais; criar um espaço de integração entre estudantes de Ensino Médio do Estado; e refletir sobre metodologias de ensino adequadas a esse público e a essa disciplina.

De acordo com Ana Paula, o interesse pela Olimpíada por parte das escolas do Estado superou muito as expectativas dos organizadores:

– Foram 57 escolas inscritas, de oito municípios. Por questões logísticas, estabeleceu-se um limite de 28 escolas, que foram sorteadas entre as inscritas. A avaliação geral é de que a I Olimpíada de Sociologia foi um grande sucesso. De um lado, tivemos a resposta positiva das escolas participantes às atividades propostas. De outro, o entusiasmo dos universitários que garantiram que tudo transcorresse da melhor forma possível. Não se pode deixar de mencionar a valiosa troca de experiências entre pessoas de diversas instituições de ensino.

Alunos de 28 escolas participaram da primeira edição da Olimpíada de Sociologia - Foto: Emílio Domingos



Publicada em: 22/10/2019