Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Pesquisa de ex-aluna de doutorado em Engenharia de Produção, que tem como foco a previsão da vazão de reservatórios brasileiros utilizando variáveis climáticas, recebe prêmio da ANPEPRO

Associação também concedeu menção honrosa a trabalho que abordou os riscos sociais para a cadeia de suprimentos de uma empresa de cosméticos

Paula Maçaira e Fernando Cyrino recebem o certificado do Coordenador do Comitê Científica da ANPEPRO, Horacio Yanasse (centro) - arquivo pessoal


O paper A new perspective on the brazilian streamflow forecasting: Evidence from climate effects, de autoria da professora Paula Medina Maçaira - ex-aluna de doutorado e atual quadro do Departamento de Engenharia Industrial - recebeu prêmio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia de Produção (ANPEPRO), durante o IV EPPGEP 2019.

– O trabalho teve como motivação a não consideração de quaisquer informações exógenas que possam afetar as vazões dos reservatórios das hidroelétricas por parte do planejador do sistema elétrico brasileiro. No entanto, inúmeros estudos comprovam que há uma relação entre variáveis climáticas e séries hidrológicas, de forma que a modelagem da última pode ser beneficiada desse vínculo. Portanto, foi proposta a utilização de diversos índices El Niño e La Niña para a construção de cenários hidrológicos futuros das quinze principais bacias hidrográficas brasileiras, explica a pesquisadora.

Os modelos utilizados foram desenvolvidos pela autora durante o doutorado, sob a orientação do professor Fernando Cyrino, e permitem que a associação entre os fenômenos climáticos e os dados hidrológicos seja feita de forma não-linear e de maneira periódica:

– Diferentes valores dos índices afetarão de maneira distinta as séries de vazão e também variarão de acordo com o mês em que a informação se encontra. Essa forma de relacionar as informações é pioneira no contexto de séries hidrológicas, segundo uma revisão feita na literatura, e os resultados se mostraram superiores tanto quando comparados com a abordagem atualmente empregada no setor elétrico brasileiro como em relação a outros métodos que já incorporavam informações externas, salienta a pesquisadora.

Durante seu doutorado, foram publicados três outros papers relacionados ao assunto, com co-autorias distintas, a saber:  Hydrological natural inflow and climate variables: Time and frequency causality analysis. Physica A: Statistical Mechanics and its Applications; Time series analysis with explanatory variables: A systematic literature review. Environmental Modelling and Software; Introducing a causal PAR(p) model to evaluate the influence of climate variables in reservoir inflows: A Brazilian case.

A ANPEPRO também concedeu Menção Honrosa ao paper Social supply chain risk management: A case study in a cosmetic company, da aluna de doutorado em Engenharia de Produção Luiza Cunha, orientanda da professora Adriana Leiras.

Paula Maçaira e Luiza Cunha entre os professores Rafael Martinelli, o engenheiro Rodrigo Bertoloto, da Petrobras, e os professores Marcio Thomé e Fernando Cyrino - arquivo pessoal

O trabalho parte da premissa de que a gestão de riscos inerente à cadeia de suprimentos de uma empresa tornou- se um direcionador decisivo para seu crescimento, constituindo um diferencial competitivo. No entanto, segundo a autora, pouco foi explorado a respeito dos riscos sociais em que a cadeia de suprimentos de uma empresa pode estar envolvida.

– O trabalho fundamenta-se em resultados da literatura acadêmica para a realização de um estudo de caso em uma empresa de cosméticos, com o objetivo de verificar a relação das variáveis identificadas na literatura com a realidade organizacional. Assim, revelamos os riscos sociais e suas principais consequências rastreadas pela organização estudada, observa Luiza.

De acordo com a aluna, o artigo contribui para os estudos acadêmicos com dois novos riscos sociais, com a validação de uma estrutura de gerenciamento de riscos sociais apresentada na academia, com a descrição da estratégia da empresa para gerenciar seus riscos e com a probabilidade de ocorrência de cada consequência para a empresa, destacando duas consequências com alta probabilidade de ocorrência.

O IV EPPGEP 2019 foi realizado entre os dias 16 e 19/09/19, em Porto Alegre.




Publicada em: 30/09/2019