Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Metodologias ativas e troca de experiências em mais uma edição do Curso Práticas Pedagógicas no Ensino Superior

Oferecido pela Rede de Apoio ao Docente (RAD), e com temas que vão da saúde mental à ética em sala de aula, curso desperta cada vez mais o interesse dos professores

Deborah Sanches, do SOU-CTC, enfatizou a importância de abordar a saúde mental dentro da Universidade - Foto: Antonio Albuquerque, Núcleo de Memória


Desde 2017, e uma vez por semestre, o curso Práticas Pedagógicas no Ensino Superior reúne docentes recém-contratados, e agora também veteranos, para abordar, com técnicas e trocas de experiências, questões como a relação professor-aluno, ética na sala de aula, diversidade e inclusão, motivação, leitura e escrita e habilidades cognitivas e socioemocionais.

- Todas as sessões fazem uso de metodologias ativas. A equipe executiva, composta por membros da Rede de Apoio ao Estudante (RAE), avalia, ao final de cada edição, o conteúdo e a metodologia trazidos no curso, buscando sempre aprimorar e contemplar as novas demandas dos professores, informa a coordenadora do Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico (NOAP), professora Zena Eisenberg.

Em 2019, o curso passou a ser parte integrante das atividades da Rede de Apoio ao Docente, que tem o objetivo de trabalhar, de forma continuada, questões de grande relevância para o dia a dia na sala de aula e na Universidade, promovendo um diálogo informal entre diferentes departamentos.

De acordo com a coordenadora do NOAP, os professores que se inscrevem no curso têm a motivação de ouvir e de narrar suas experiências assim como aprender novas formas de atuar em sala de aula. O curso tem em média 15 professores por edição. “Nem sempre os temas abordados nas aulas são os mesmos, mas em todos encontros são utilizadas metodologias de aprendizagem ativa”, explica Leila Vilela, do Serviço de Orientação ao Universitário (SOU-CTC).

No último semestre, os temas foram: Práticas motivacionais na sala de aula; Diversidade, inclusão, preconceito e estereótipos; Saúde mental e bem-estar na Universidade; Cognição e aprendizagem, e Relatos de Experiências. A primeira aula, ministrada por Zena e Leila, abordou formas de motivar os alunos para aprender, estudar e ter autonomia. “É um tema de grande interesse, pois a desmotivação dos alunos   envolve diferentes questões e, através do estudo de casos, podemos identificar pontos de convergência e provocar uma reflexão crítica e possíveis soluções”, observa Leila.

O tema sobre Saúde Mental foi incluído pela primeira vez no curso, e foi ministrado pelas psicólogas Deborah Sanches, do SOU CTC, Carol Gomes do Psicom e Manuela de Almeida do SPA. Deborah Sanches enfatizou a importância de abordar a saúde mental dentro da Universidade: “A cada período, aumenta o número de alunos com o diagnóstico de ansiedade e depressão. Precisamos promover mais espaços de discussão, para orientar, preparar e acolher os alunos e professores.”




Publicada em: 29/07/2019