Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Metodologias ativas e troca de experincias em mais uma edio do Curso Prticas Pedaggicas no Ensino Superior

Oferecido pela Rede de Apoio ao Docente (RAD), e com temas que vo da sade mental tica em sala de aula, curso desperta cada vez mais o interesse dos professores

Deborah Sanches, do SOU-CTC, enfatizou a importncia de abordar a sade mental dentro da Universidade - Foto: Antonio Albuquerque, Ncleo de Memria


Desde 2017, e uma vez por semestre, o curso Prticas Pedaggicas no Ensino Superior rene docentes recm-contratados, e agora tambm veteranos, para abordar, com tcnicas e trocas de experincias, questes como a relao professor-aluno, tica na sala de aula, diversidade e incluso, motivao, leitura e escrita e habilidades cognitivas e socioemocionais.

- Todas as sesses fazem uso de metodologias ativas. A equipe executiva, composta por membros da Rede de Apoio ao Estudante (RAE), avalia, ao final de cada edio, o contedo e a metodologia trazidos no curso, buscando sempre aprimorar e contemplar as novas demandas dos professores, informa a coordenadora do Ncleo de Orientao e Atendimento Psicopedaggico (NOAP), professora Zena Eisenberg.

Em 2019, o curso passou a ser parte integrante das atividades da Rede de Apoio ao Docente, que tem o objetivo de trabalhar, de forma continuada, questes de grande relevncia para o dia a dia na sala de aula e na Universidade, promovendo um dilogo informal entre diferentes departamentos.

De acordo com a coordenadora do NOAP, os professores que se inscrevem no curso tm a motivao de ouvir e de narrar suas experincias assim como aprender novas formas de atuar em sala de aula. O curso tem em mdia 15 professores por edio. “Nem sempre os temas abordados nas aulas so os mesmos, mas em todos encontros so utilizadas metodologias de aprendizagem ativa”, explica Leila Vilela, do Servio de Orientao ao Universitrio (SOU-CTC).

No ltimo semestre, os temas foram: Prticas motivacionais na sala de aula; Diversidade, incluso, preconceito e esteretipos; Sade mental e bem-estar na Universidade; Cognio e aprendizagem, e Relatos de Experincias. A primeira aula, ministrada por Zena e Leila, abordou formas de motivar os alunos para aprender, estudar e ter autonomia. “ um tema de grande interesse, pois a desmotivao dos alunos   envolve diferentes questes e, atravs do estudo de casos, podemos identificar pontos de convergncia e provocar uma reflexo crtica e possveis solues”, observa Leila.

O tema sobre Sade Mental foi includo pela primeira vez no curso, e foi ministrado pelas psiclogas Deborah Sanches, do SOU CTC, Carol Gomes do Psicom e Manuela de Almeida do SPA. Deborah Sanches enfatizou a importncia de abordar a sade mental dentro da Universidade: “A cada perodo, aumenta o nmero de alunos com o diagnstico de ansiedade e depresso. Precisamos promover mais espaos de discusso, para orientar, preparar e acolher os alunos e professores.”




Publicada em: 29/07/2019