Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prmios e Destaques Acadmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
One word: conquista

Kawe de S, ex-aluno de Mdia Digital e antigo integrante da equipe do Ncleo Digital de Animao, dirigiu animao "One Word", agraciada com o Leo de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cannes

Duas telas de One Word: confuso, esforo, luta e perda para representar estado mental aps acidentes graves - Divulgao


Kawe de S, ex-aluno de Mdias Digitais (Artes & Design) e do Ncleo Digital de Animao (N.A.D.A) da PUC-Rio foi responsvel pela direo do filme
One Word, que recebeu o prmio Leo de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cannes, no dia 17 de junho.

Desenvolvido pela agncia americana Area23, em parceria com o estdio Lightfarm – do qual Kawe faz parte – One Word integra a campanha de um novo aplicativo da The Learning Corp, o Constant Therapy, voltado a pacientes com algum tipo de trauma ou leso cerebral. Em frenticos trs meses, a criao do filme utilizou as ferramentas Blender (Eevee) Cinema 4D, Zbrush, Houdini, After Effects e Photoshop, e uma mistura da animao 2D e 3D.

Em entrevista assessoria de comunicao da Vice-Reitoria para Assuntos Acadmicos, Kawe de S fala sobre as tcnicas utilizadas, da experincia na produo de One Word e dos tempos de PUC.

Do que trata o premiado One Word?

Kawe de S: O vdeo consta de uma campanha feita pela Area23, em parceria com a Lightfarm, para o Constant Therapy. Ele representa a dificuldade que algumas pessoas que sofreram trauma cerebral enfrentam na hora de se comunicar. Apesar do roteiro ter ido e vindo vrias vezes, estava bem claro para o cliente que a histria deveria ser contada de forma sutil. Isso tornou muito difcil comear o projeto, por no termos certeza por onde seguir. Foi quando decidimos que o principal objetivo era transmitir o sentimento de confuso, esforo, luta e perda, que se assemelha muito ao estado mental de uma pessoa que acabou de sofrer um acidente grave.

Como se d sua insero no app Constant Therapy?

Kawe de S: Esse aplicativo ajuda na reabilitao de pessoas que sofreram algum tipo de trauma cerebral. Em alguns casos, o trauma rompe as conexes neurais destruindo a memria e levando ao esquecimento. O aplicativo fora a criao de conexes neurais atravs da associao de palavras, melhorando a fala e possibilitando a comunicao.

Como voc se envolveu com o projeto?

Kawe de S: Ano passado, a Area23, uma agncia dos Estados Unidos, convidou o nosso estdio, Lightfarm, a participar do festival. Eles queriam que a gente produzisse o vdeo da campanha que eles estavam desenvolvendo. Ns sempre participamos de Cannes, mas com imagens e no com animaes. Lightfarm um estdio novo, que comeou a fazer animaes h quatro anos, e essa proposta era uma boa oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho. Esse projeto entrou na casa em novembro do ano passado, mas o cliente estava meio perdido e no tinha um roteiro aprovado. S entregou alguma coisa no final de fevereiro, quando assumi o projeto.

E o processo aps o envio do roteiro pelo cliente?

Kawe de S: O primeiro passo foi criar um Animatic (storyboard animado), que a primeira verso do filme. Para isso construmos um ambiente 3D e animamos os principais elementos, focando no enquadramento e no timing. O segundo passo foi dar cor quele universo. Nossos ilustradores escolheram alguns momentos importantes do filme para pintar. Essas pinturas, chamadas de colorkeys, se tornaram o nosso Santo Graal, e foi o que guiou o resto do processo. Estava claro para todo mundo que o objetivo era chegar no mesmo nvel de acabamento dos colorkeys, independentemente do software utilizado, o que acabou por demandar algumas semanas de teste e experimentao, at optarmos por uma mistura de Blender, After Effects e Photoshop. O Blender um software 3D gratuito que est em crescimento e oferece uma variedade de ferramentas poderosas. Ele nos chamou ateno pelo novo sistema de luz e materiais, chamado Evee, que permite renderizar imagens em tempo real. O After Effects um software muito usado para motion e foi escolhido por sua versatilidade. J o Photoshop foi usado para animar algumas coisas complementares. Depois de definirmos o processo, ficou mais fcil entender o que deveramos fazer. O resto foi correria, suor e desespero. Algo normal para quem trabalha na rea.

E quanto ao trabalho de diretor de animao?

Kawe de S: At ento, a maioria dos projetos de que participei dependiam da minha habilidade como animador, mas no como diretor. E apesar de ter atuado na criao de projetos como Bloom, Twerking Sausages, e Dream of Ink, eu nunca precisei me comunicar muito com as outras reas. Entretanto, como esse prazo estava bastante apertado, seria impossvel completar esse projeto sem envolver o estdio inteiro. O meu papel foi construir um Animatic que definisse a histria. Depois disso, me preocupei em garantir que todos soubessem o que fazer para o filme ganhar vida. No foi fcil e muitas surpresas apareceram ao longo do caminho, mas no final deu certo. Foi um aprendizado enorme e uma etapa de amadurecimento importante para o estdio.

O que poderia dizer sobre contribuies de seu curso em Mdias Digitais e do estgio no N.A.D.A para a sua vida profissional?

Kawe de S: Eu acho que a faculdade serve para abrir a cabea do estudante e mostrar os diversos caminhos profissionais que ele pode seguir. Eu trilhei diversos caminhos durante a faculdade e acabei me voltando para a animao, que era onde eu me encaixava melhor.

O N.A.D.A foi essencial para o meu sucesso profissional e foi onde eu comecei a perceber a animao como um caminho vivel. O futuro depende muito do conhecimento que se acumula e das amizades que se formam ao longo do tempo. Foi no N.A.D.A onde conheci a maioria das pessoas que me acompanharam pela faculdade, e que, mais tarde, me indicaram para oportunidades de trabalho. Se no fosse por essa base, no teria virado o profissional que eu sou hoje. Hoje, eu gostaria de compartilhar o conhecimento que adquiri ao longo desses anos, e estou disposio de fazer uma parceria com a PUC no futuro. Eu enxergo a arte digital como uma nova forma de expresso e gostaria de ver mais pessoas seguindo esse caminho.


Assista a One Word em: http://lightfarm.com/one-word/




Publicada em: 10/07/2019