Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Professora Ilda Lopes, assessora de ética em pesquisa da PUC-Rio, abre pré-conferência Relações Humanas e Desigualdade na América Latina

Encontro foi preparatório da Conferência Mundial sobre Serviço Social, Educação e Desenvolvimento Social, a ser realizado na Itália, em 2020

A professora Ilda Lopes discursa na abertura da pré-conferência latino-americana - Foto: arquivo pessoal


A professora Ilda Lopes Rodrigues da Silva, assessora de ética em pesquisa e coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da PUC-Rio, e presidente do Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais (CBCISS), participou da mesa de abertura da pré-conferência Relações Humanas e Desigualdade na América Latina.

Organizado através de parceria entre o CBCISS, o Conselho Internacional de Bem-Estar Social da América Latina (CIBS) e o SESC – SP, e realizado nos dias 26 e 27 de junho, o encontro foi preparatório da Conferência Mundial sobre Serviço Social, Educação e Desenvolvimento Social, que será realizada em 2020, na cidade de Rimini, Itália. Também esteve presente a professora Heloisa Helena Maciel, do Departamento de Serviço Social da Universidade, e vice-presidente do CBCISS.

“O CBCISS é o representante, no Brasil, do International Council on Social Welfare – ICSW. A pré-conferência foi fundamental para proporcionar tempo e espaço ao participante oriundo de vários países da América Latina e dar presença e voz a instituições oficiais, organizações, sociedade e cidadãos”, observa a professora Ilda Lopes, lembrando a importância das reflexões, aprendizagens diversas e ações peculiares trilhadas na busca do bem-estar da condição humana face às desigualdades, discriminações e injustiça social.

De acordo com Ilda Lopes, buscou-se fazer com que a síntese do encontro, que será apresentada na conferência mundial, seja reveladora das características de lugares críticos, dos desafios e das inovações sociais implementadoras de estratégias e políticas inclusivas.

– A conferência mundial é organizada pelo ICSW e pela International Association of Schools of Social Work (IASSW). A intenção é de que o conteúdo produzido provoque trocas significativas visando incorporar, na agenda global do desenvolvimento, as especificidades de cada região, de cada local e da realidade das pessoas. É importante observar a interação da Universidade com as organizações de caráter nacional e internacional, nos debates em torno do direitos humanos e serviços sociais, numa perspectiva de reconhecimento da realidade e de conscientização sobre o compromisso com a justiça social e o respeito à dignidade humana.




Publicada em: 08/07/2019