Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Trabalho da Engenharia Elétrica é segundo melhor da área de Operação e Controle de Sistemas, em importante conferência do setor elétrico

Método desenvolvido garante margens adequadas de estabilidade de tensão

Diogo Lima, com o certificado, ao final do encontro - Foto: arquivo pessoal


O trabalho Método de Detecção da Máxima Injeção de Potência Baseado em Medições Fasoriais Sincronizadas - fruto da dissertação de Diogo Lima e da tese de Marcos Vinicius Teixeira, sob a orientação do professor Ricardo Prada, da Engenharia Elétrica - foi escolhido o segundo melhor da área de Operação e Controle de Sistemas, no XVIII Encontro Regional Ibero-Americano do Comitê Internacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CIGRÉ). Trata-se do seminário internacional mais importante da região Ibero-americana. 

A pesquisa concorreu com 36 trabalhos apresentados e 90 submetidos ao congresso, que foi realizado em maio, em Foz do Iguaçu.

De acordo com Prada, o método garante a operação do sistema elétrico com margens adequadas de estabilidade de tensão, e pode ser utilizado na monitoração, em tempo real, dos centros de operação de qualquer sistema elétrico.




Publicada em: 10/06/2019