Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Most Downloaded Paper

Artigo científico de aluna da Engenharia de Produção recebe prêmio de uma das mais importantes revistas do segmento da sustentabilidade

Ana Luiza Ferrer, entre os coautores Márcio Thomé (esq.) e Annibal Scavarda - Foto: arquivo pessoal


A aluna de graduação de Engenharia de Produção Ana Luiza Ferrer, de 23 anos, sempre foi apaixonada pelo tema sustentabilidade, que abraçou em sua iniciação científica e com o qual ainda trabalha junto ao professor Márcio Thomé, do Departamento de Engenharia Industrial. 

A paixão foi correspondida. Seu artigo Sustainable Urban Infrastructure: A Review acaba de receber o prêmio 2018 RCR Most Downloaded Paper, concedido pela revista Resources, Conservation & Recycling, uma das mais importantes no mundo neste segmento.

O estudo, que tem coautoria do professor Thomé e do professor Annibal Scavarda, fala sobre infraestrutura urbana e sustentável e teve recorde mundial de downloads no site do veículo em 2018. A premiação acontecerá no início de julho durante a International Conference on Resource Sustainability – Cities (icRS Cities 2019), na Austrália.

Em entrevista à assessoria de comunicação da Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos, Ana Luiza fala sobre o estudo premiado e as pesquisas desenvolvidas.

Como surgiu o interesse por Sustentabilidade?

Sempre fui apaixonada pelo tema Sustentabilidade e quando descobri que o professor Márcio Thomé trabalhava com pesquisa relacionada imediatamente me interessei e me candidatei para a vaga de iniciação científica. Fui bolsista PIBIC/CNPq e TEPP, ao longo de dois anos, e continuo contribuindo em vários trabalhos de pesquisa, quase sempre em sustentabilidade.

De que trata o estudo e quais são suas principais conclusões?

É uma revisão sistemática da literatura sobre infraestrutura urbana sustentável. Analisamos 995 artigos e, através de softwares e ferramentas de bibliometria, conseguimos identificar quais são os principais temas dentro da área de infraestrutura sustentável e como evoluíram ao longo dos anos.

Os principais temas identificados foram água pluvial, países em desenvolvimento, cidades, investimentos, áreas urbanas, impacto ambiental, ciclo de vida, mudança climática, infraestrutura urbana, e vulnerabilidade. Os temas de infraestrutura urbana sustentável evoluíram de modernidade em urbanismo, áreas de favela e degradação de espaços urbanos, nos anos 50, para visões ecológicas do ambiente construído e redes urbanas.

A taxonomia dos temas e a análise de sua evolução nos levaram a propor uma agenda de pesquisa sobre mitigação de desastres, manutenção e sustentabilidade de instalações e serviços, metabolismo urbano e vulnerabilidades, e-city e redes de comunicação.

Quais são seus planos?

Estou trabalhando em um novo artigo sobre sustentabilidade em parcerias público-privadas junto com o professor Márcio Thomé e a Frances Blank, também da PUC. O artigo já está na reta final e pretendemos submetê-lo nos próximos meses.

Estou participando também de um programa de pós-graduação em Logística pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e, assim que me formar da graduação, em dezembro, vou me inscrever para o mestrado em Engenharia Industrial, também na PUC-Rio.




Publicada em: 06/06/2019