Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Trabalho da Engenharia Industrial recebe menção honrosa no HUMLOG Best Doctoral Thesis Award 2019

Autor propôs framework integrado para discutir estratégias de colaboração na resposta a desastres

Tharcisio Fontainha, à direita, junto a seus orientadores, e durante defesa da tese premiada - Fotos: arquivo pessoal


O momento não poderia ser mais oportuno para a tese Collaboration strategies in disaster response: a framework and an application, de autoria do ex-aluno da Engenharia Industrial Tharcisio Cotta Fontainha, receber menção honrosa no HUMLOG Best Doctoral Thesis Award 2019. O prêmio é conferido pelo HUMLOG Institute, pertencente a Hanken School of Economics, da Finlândia. Defendida em 2018, teve a orientação dos professores Adriana Leiras e Luiz Felipe Scavarda.

– Minha principal motivação para trabalhar no tema foi vivenciar, ao longo da infância e juventude, situações de desastre que se repetiam constantemente, percebendo que o mesmo acontecia com muitas outras pessoas no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo, e que pouco se avançava na mitigação, preparação, reposta e recuperação a desastres. Após concluir a graduação, decidi ingressar no mestrado para trabalhar com essa temática, de forma geral, e, no doutorado, me especializei na colaboração entre os setores público, privado e a sociedade na etapa de resposta a desastres – explica Tharcisio.

– A colaboração entre stakeholders em operações humanitárias e de desastres é relevante pela sua capacidade de reduzir custos e aumentar a velocidade das operações de resposta que minimizam o impacto e sofrimento da população. Assim, a tese visa propor um framework integrado para discutir estratégias de colaboração na resposta a desastres, composto pela identificação dos principais stakeholders, seus desejos e necessidades, e os processos de resposta a desastres. O primeiro modelo se refere à representação dos dez principais stakeholders: governo, militares, órgãos legislativo e regulatório, setor privado, fornecedores diretos, mídia, redes de ajuda local, doadores, redes de ajuda internacional e beneficiários. O segundo resultado se refere ao detalhamento das satisfações desses stakeholders, além das satisfações partilhadas por grande parte deles, detalha o autor.

O terceiro modelo se refere aos processos de resposta a desastres detalhados em dez processos de nível 1 e em 74 processos de nível 2. O framework integrado combina as sínteses de cada uma das três revisões sistemáticas anteriores da literatura, tendo a dimensão de estratégia como central para a discussão da colaboração. “O framework é utilizado como referência em um estudo de caso, a fim de obter validação externa”.

De acordo com o autor, o estudo de caso toma a perspectiva do stakeholder militar, comparando o referencial teórico com a resposta aos deslizamentos da Região Serrana do Rio de Janeiro em 2011 e com a situação atual de resposta a desastres de um simulado realizado em 2017:

– Os resultados contribuem com a classificação da literatura existente, sínteses e proposição de modelos, e uma agenda de pesquisa. Por fim, sugere-se a extensão da pesquisa para os estágios de mitigação, preparação e recuperação, e a ampliação da validade externa do framework, conclui Tharcisio.

O resultado do prêmio está disponível em: https://www.hanken.fi/en/about-hanken/organisation/departments-and-subjects/department-marketing/humlog/education/best-theses




Publicada em: 12/04/2019