Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Latin America Design Awards 2018: Artes & Design da PUC-Rio tem cinco alunos vencedores

Premiação é a maior e a mais importante da América Latina


Os alunos de Comunicação Visual Vivian Lina Pan, Victor Jobim, Lucas Luz, Carlos Eduardo Bocai e João Ferro foram premiados no  Latin America Design Awards 2018.

Vivian Lina Pan e Victor Jobim venceram na categoria Estudantes/ Print, ela com o projeto Racismo de Todo Dia: Microagressões Contra Asiáticos em Culturas Ocidentais, orientado pela professora Evelyn Grumach, e ele com o projeto Elementos Básicos da Linguagem Visual, orientado pela professora Suzana Valladares.


Racismo de Todo Dia: Microagressões Contra Asiáticos em Culturas Ocidentais

Elementos Básicos da Linguagem Visual

Segundo a aluna, o propósito do conjunto de cinco cartazes provocativos é tentar revelar, a potenciais agressores, o racismo normalizado sofrido por asiáticos amarelos em culturas ocidentais. “Mostrar o preconceito atrelado a microagressões cotidianas sofridas pela comunidade asiática, transformando frases ditas pelos “agressores” em ilustrações que demonstram um discurso racialmente carregado e degradante”, observa.

Para Vivian, a motivação para o desenvolvimento do projeto foram os anos em que esteve em uma posição em que era normal aceitar e rir desses comentários feitos em forma de piada. “Com o passar dos anos, senti uma necessidade de trabalhar a militância amarela pelo design”.

Na categoria Estudantes / Digital, venceu o trabalho Me faça pensar, de Lucas Luz, orientado pelos professores Luiz Ludwig e Izabel Oliveira. Em Estudantes / Branding, Carlos Bocai levou o prêmio com Manda Memes (Send Memes): The Rethoric of Internet Memes, criado sob a orientação das professoras Roberta Portas e Izabel Maria de Oliveira.


Me faça pensar - Foto: divulgação

Manda Memes (Send Memes): The Rethoric of Internet Memes - Foto: divulgação

Carlos conta que o projeto Manda Memes... se iniciou com questionamentos acerca da geração instantânea de imagem na atualidade, concluindo que os memes de internet se mostram como a forma de comunicação visual instantânea mais proliferada e com mais adeptos na sociedade contemporânea.

– O projeto consiste em uma exposição sobre a construção da retórica dos memes de internet, se aproveitando da metalinguagem e contribuindo para informar sobre a complexidade dessa linguagem que, muitas vezes, é vista como irrelevante. Quanto à metalinguagem conceitual, foi explorado o aspecto inesperado desse fenômeno, além da interatividade e constante embate entre os mundos físico e digital. Além disso, ao retirar o meme do contexto da internet e inseri-lo no contexto do museu/galeria, será possível explorar a relação dessa linguagem com o público dentro desse espaço, explica o autor. E conclui:

– O que me fascina nesse tema não são os memes em si, mas todos os fatores citados anteriormente que são responsáveis pela incrível eficiência e proliferação dessa linguagem. Ou seja, o foco não é o produto da linguagem, mas sua estrutura.

De acordo com o autor, ao recapitular o processo de pesquisa é interessante observar como a linguagem do meme virou objeto de trabalho na investigação proposta, por representar a mais proliferada e promissora comunicação visual instantânea na contemporaneidade.

– Adotou-se o partido do desenvolvimento de uma exposição com o objetivo de não desperdiçar as reflexões aqui presentes e colaborar para um melhor entendimento sobre memes. Por se tratar de um fenômeno extremamente contemporâneo e que vem se construindo diariamente, acredito que a pesquisa desenvolvida até então integra diferentes reflexões em diferentes áreas sobre o tema. A exposição busca guiar o espectador por questões desse fenômeno muitas vezes extremamente presente em sua vida, e é um convite para refletir sobre essa linguagem e seus impactos no mundo real. De maneira leve e divertida – assim como os memes são – o espectador poderá entender um pouco mais sobre os fatores que geram a popularidade dos memes e pensar sobre esse fenômeno ainda pouco compreendido.

O aluno João Ferro, com seu projeto Timbatipo, orientado pelos professores Fabio Lopez e Rita Maria Couto, foi o vencedor da categoria Estudante / Tipografia.

Timbatipo

Considerada a maior e mais importante premiação de design da América Latina, o LadAwards tem como objetivo reconhecer e exibir as melhores ideias e peças de design com base em seu nível de inovação, impacto e criatividade, posicionando a América Latina como fonte chave de inspiração e inovação no setor de design e comunicação visual.




Publicada em: 08/04/2019