Rankings
Indicador focaliza papel das universidades na pesquisa em parceria com a indústria e desempenho em empreendedorismo e inovação
Em sua participação na primeira edição do Times Higher University Impact Rankings 2019, a PUC-Rio destacou-se no indicador Desenvolvimento da Indústria, da Inovação e de Infraestrutura como a única universidade brasileira situada entre as TOP 100, ocupando a 26ª posição no ranking mundial no quesito.
No último dia 3, o instituto britânico de avaliação Times Higher divulgou, em caráter inédito, os resultados dos University Impact Rankings 2019, em que as universidades são avaliadas em relação a 11 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), esses objetivos devem pautar a agenda de todos os países do mundo até 2030. Igualdade de gênero, Promoção de saúde e bem-estar, Parceria na Implementação dos Objetivos, Redução de desigualdades, Desenvolvimento da Indústria, da Inovação e de Infraestrutura foram alguns dos temas avaliados.
O ranking Desenvolvimento da Indústria, da Inovação e de Infraestrutura (Industry, Innovation and Infrastructure) focaliza o papel das universidades na pesquisa em parceria com a indústria, o orçamento de pesquisa advindo dessa parceria e o seu desempenho como incubadora de empresas no desenvolvimento de patentes.
Com a participação de mais de 450 universidades de 76 países, cada um dos 11 rankings reflete o desempenho das instituições em um ODS específico, calculado por meio de indicadores e métricas próprios. Na edição inaugural, a quantidade de rankings dos quais cada universidade participou variou segundo a possibilidade de fornecer as novas informações para o instituto durante período de coleta.
Mais informações em:
https://www.timeshighereducation.com/rankings/impact/2019
https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/