Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Sucesso na missão

AeroRio conquista bronze na SAE Aero Design East 2019 e é única brasileira a subir ao pódio na competição, que contou com a participação de mais de 80 equipes de todo o mundo


Depois de sagrar-se campeã nacional da classe Advanced, na SAE Brasil Aerodesign, em novembro de 2018, a equipe Aerorio – que projeta e constrói aeronaves não tripuladas – conquistou bronze no campeonato mundial SAE Aero Design East, realizado no Texas, EUA, entre 8 e 10 de março de 2019.

O professor Eduardo Costa da Silva, coordenador da equipe, explica que, neste ano, o regulamento da categoria Advanced sofreu alterações significativas, que impuseram um aumento no nível de complexidade do projeto.

– Só foi possível atingir esse novo patamar ao reunir o conhecimento de múltiplas engenharias, fomentando a transdisciplinaridade. A competição estimula diretamente o desenvolvimento profissional e o trabalho em equipe. Cabe ressaltar que, em função do desempenho da equipe, tivemos a oportunidade de mandar, em fevereiro, três alunos para um estágio de verão na EMBRAER, e que um de nossos ex-membros, recém-formado em Engenharia Mecânica, foi aprovado no concorrido Programa de Especialização em Engenharia (PEE), da EMBRAER, oferecido em conjunto com o ITA – ressalta o coordenador.

Além do terceiro lugar geral na classe Advanced, a equipe também obteve medalhas de bronze nas categorias Desempenho da Missão e Relatório do Projeto.

A missão objetivou simular a colonização de Marte e, para isso, o avião radiocontrolado teve que transportar um pequeno planador autônomo carregado com bolas de ping pong, garrafas d’água e mísseis da Nerf, representando respectivamente a nave com colonizadores, os suprimentos e os conjuntos habitacionais.

Os volumes foram lançados durante as baterias de voo em direção a um alvo marcado no solo. Para os lançamentos serem considerados válidos, devia-se lançar o planador com bolas de ping pong a uma altura entre 15 m e 30 m, e garrafas d'água e Nerfs a alturas superiores a 30 m.

A AeroRio foi a única brasileira a alcançar o pódio na competição, que contou com a participação de mais de 80 equipes de todo o mundo.




Publicada em: 19/03/2019