Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
PUC-Rio lana Rede de Apoio ao Docente

Formao continuada, capacitao em novas tecnologias e apoio incluso so os principais objetivos


“RAD lembra irradiar, rede, esse o esprito”, comenta a Coordenadora Central de Graduao, professora Daniela Vargas, a sigla da nova Rede de Apoio ao Docente (RAD), recm-criada na Universidade.

Na RAD – que veio atender a demandas dos prprios professores – os ncleos participantes da Rede de Apoio ao Estudante (RAE) se somam expertise da Coordenao de Educao a Distncia (CCEAD) para levar formao em metodologias ativas de aprendizagem e suporte aos professores na lida com a diversidade caracterstica do corpo discente. Em entrevista assessoria de comunicao da Vice-Reitoria para Assuntos Acadmicos, Daniela Vargas fala mais sobre o propsito e as atividades.

Quais os objetivos da Rede de Apoio ao Docente?

Daniela Vargas – Oferecer formao continuada de professores, capacitao no uso de novas metodologias e tecnologias e ferramental para trabalhar a incluso de alunos com necessidades variadas, que vo das condies fsicas aos transtornos de diversas naturezas.

A partir do momento em que verificamos que um nmero maior de alunos apresenta transtornos de aprendizado e questes emocionais, preciso que os professores estejam preparados para lidar com essas situaes em sala de aula.

Por outro lado, percebemos que os docentes constituem um canal, que os alunos se sentem prximos de alguns professores para levar a seu conhecimento questes emocionais que afetam o desempenho acadmico. Muitas vezes, o professor detm a informao, mas no sabe a quem levar.

Ento, a RAD tem esses dois braos: o primeiro, a formao docente, e o segundo, ainda em desenvolvimento, o apoio efetivo ao docente em casos diversos dos que j trabalhamos usualmente e para os quais j temos protocolos.  No caso dos alunos com deficincia, oferecemos textos e provas ampliadas, acesso a softwares, textos em formato acessvel, tempo extra para as provas e intrprete de Libras, entre outros.  Alunos com transtorno de espectro autista, por exemplo, podem necessitar fazer trabalhos apenas individualmente.  A relao do professor com seus alunos e o formato da aula devem considerar as caractersticas dos diferentes alunos e sua diversidade, e cada caso tem que ser tratado de uma forma muito particular.

A Rede de Apoio ao Docente foi uma consequncia da Rede de Apoio ao Estudante (RAE)?

D. V – Sim, at porque, com a Rede de Apoio ao Estudante, passamos a ter a real dimenso da amplitude de necessidades dos alunos, que no se limitam a questes de acessibilidade ou aos transtornos de aprendizado mais comuns, como dislexia e TDAH. Os diferentes ncleos da RAE atendem um leque enorme de casos e a Universidade precisa auxiliar os professores a dar conta dessas especificidades.

Alm disso, temos o desafio das novas metodologias ativas de aprendizagem, em que os docentes buscam capacitar-se para a utilizao das ferramentas de ensino e de novas tecnologias em sala de aula.

A CCEAD vem fazendo a capacitao dos professores, primeiro em um curso de especializao; em seguida, passamos a oferecer uma formao docente para os recm-contratados; a partir da, comeamos a receber pedidos de professores veteranos para a formao nas novas tecnologias e metodologias ativas de ensino – sala de aula invertida, uso de projetos (PBL), ensino 360, entre outras.

Que ncleos da Universidade esto envolvidos?

D.V – Alm dos ncleos da RAE Ncleo de Apoio e Incluso da Pessoa com Deficincia (NAIPD) Ncleo de Orientao e Atendimento Psicopedaggico (NOAP), Servio Comunitrio de Orientao Psicolgica (PSICOM), Servio de Orientao ao Universitrio do CTC (SOU-CTC) e Servio de Psicologia Aplicada (SPA) a RAD conta com a Coordenao Central de Educao a Distncia (CCEAD) para os cursos de formao.

De que forma os docentes podero buscar suporte ou trabalhar em conjunto com a RAD? H atividades em andamento?

D.V – Daremos continuidade s oficinas pedaggicas, com o apoio da CCEAD; haver tambm uma pgina hospedada no site da Universidade para contato com os ncleos envolvidos. A ideia facilitar o acesso do professor. Atualmente, o docente j pode buscar suporte, mas de forma fragmentada. A partir da RAD, alm de um contato nico, ele passa a receber as ferramentas para lidar com as diversas necessidades. Estamos dando um passo adiante.




Publicada em: 18/03/2019