Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Claudia Bolshaw, de Artes&Design, integrará júri do Festival Internacional de Stop Motion

Papel da mulher na mídia digital e animação tem sido foco de sua pesquisa

Claudia Bolshaw será uma das juradas do Festival Internacional de Stop Motion - Foto: arquivo pessoal

A professora Claudia Bolshaw, coordenadora do Núcleo de Arte Digital e Animação (N.A.D.A), do Departamento de Artes & Design, foi convidada para participar do júri do Festival Internacional de Stop Motion (Our Fest) -  1º Encontro de Animadoras Latino Americanas, na temática Mulher. O festival será realizado entre os dias 18 e 24 de março, em Buenos Aires. “A diretora do festival esteve em novembro na PUC-Rio, em nosso evento Big Bang (vide: http://nada.dad.puc-rio.br/big-bang/), o que resultou no convite”, menciona a professora.

Além de jurada, Claudia Bolshaw vai participar de um debate sobre o papel da mulher da animação brasileira, apresentando vídeos desenvolvidos por alunas do N.A.D.A, como o premiadíssimo La Loba, baseado na obra de Clarissa Pinkola, que fala da essência da alma feminina e seus arquétipos; Acorda, a corda! As meninas do Brasil - músicas tradicionais de roda, selecionado para o Festival do Minuto, ou Princesa Leopoldina, nossa primeira cientista, feito para o Museu Nacional, que acabou por preservar as cartas da princesa para seu pai, bem como a memória da pesquisadora.


 Cena e peças de divulgação do filme La Loba, desenvolvido por aluna do N.A.D.A


– Todos esses filmes vão nos representar no primeiro encontro feminino de animação da América latina. Tenho falado bastante sobre o papel da mulher no mercado de mídia digital e da animação, que é um território muito masculino, e pensado em realizar meu pós-doutorado nesse tema. Estamos muito felizes.

Entre os destaques do extenso currículo da professora Claudia Bolshaw estão o prêmio de melhor pesquisa do Festival Internacional de Cinema de Arquivo – RECINE 2016 e o prêmio Unesco 2006, como coordenadora da pesquisa Animadores de Brasil – memória imaterial da cultura brasileira.




Publicada em: 08/03/2019