Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Composteira residencial, desenvolvida por aluna de Artes & Design, conquista Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin

Autonomia do usuário no descarte de resíduos orgânicos é apenas uma das vantagens

Julia (à direita), após receber Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake; no detalhe, família de composteiras residenciais - Fotos: divulgação


Design e sustentabilidade formam, cada vez mais, uma dupla inseparável e de sucesso. Julia Ries, aluna de Artes & Design, que o diga: foi vencedora do Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin, com o projeto de uma composteira residencial. O prêmio foi lançado em 2018 em nível nacional e a cerimônia de entrega realizada no dia 23 de janeiro, em São Paulo.

Sob a orientação do professor Marco Maia, o projeto é constituído por uma família de três produtos que atendem desde um ambiente com três a cinco pessoas até prédios de, no máximo, três andares e média de 15 a 20 pessoas.

– É uma composteira residencial elétrica que otimiza o processo de compostagem, é livre de odores e reduz o volume da matéria inserida em 70%, gerando um adubo rico em nutrientes. As funções principais do produto são dar autonomia ao usuário em relação ao descarte de seus resíduos orgânicos, diminuir as consequências que o material orgânico gera, se descartado incorretamente, reduzir o volume de resíduos encaminhados para aterros sanitários e aproximar o usuário do que ele descarta, esclarece Julia. Para ela, foi uma grande emoção receber o prêmio. “Poder contar com a PUC foi incrível.”

A ideia da composteira surgiu no segundo semestre de 2017, durante conversas com o orientador sobre a importância da compostagem em ambientes domésticos urbanos.  “Achei a ideia original e diferente”, comenta. O projeto foi realizado em 1 ano, durante as disciplinas de Projeto Final Design de Produto, com o suporte da equipe de professores e da infraestrutura do Laboratório de Volume e Prototipagem do Departamento de Artes & Design. Após esse período, Júlia foi apoiada pelo Escritório Modelo de Design - professores Felipe Rangel e Marco Maia - para refinar o projeto e participar da premiação.

A primeira edição do prêmio teve o mote compartilhar. O júri, composto por Alexandre Salles, Cláudio Bueno, Jackson Araujo, Hugo França, Tereza Bettinardi, Priscyla Gomes e Zoy Anastassakis, foi responsável por selecionar os projetos e escolher os três premiados. Na mostra, que fica em cartaz até dia 10 de março, no Instituto Tomie Ohtake, estão reunidos, além dos premiados, os demais finalistas.

Nota: A composteira já havia sido exibida na Exposição Design de Produto, da PUC-Rio, em agosto de 2018:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=5&v=08IUwrltqfU




Publicada em: 12/02/2019