Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Drone campeão

Em sua primeira participação, equipe AeroRio/PUC-Rio vence Silent MAV Challenge na International Micro Air Vehicle Conference and Competition (IMAV), realizada na Austrália

Equipe AERORIO/PUC-Rio comemora vitória na Austrália - Foto: divulgação AERORIO


A equipe AeroRio foi campeã do Silent MAV Challenge, em sua primeira participação na International Micro Air Vehicle Conference and Competition (IMAV). Além do troféu, a AeroRio/PUC-Rio também ficou em quinto lugar na categoria Indoor, conquistando a melhor posição entre as equipes brasileiras da IMAV 2018.

Para o Desafio Silent MAV, a equipe coordenada pelo professor Eduardo Costa da Silva, da Engenharia Elétrica, precisou projetar um drone de até 2 kg, capaz de carregar uma caixa de pizza de 500g por cinco minutos, e que emitisse o menor nível possível de ruído acústico em seu último minuto de voo.

Durante a competição, o drone foi testado em uma sala com monitoramento acústico. O troféu de campeão foi conquistado após a organização comparar a emissão de ruídos da AeroRio/PUC-Rio com a de drones comerciais e confirmar que, apesar da carga que a equipe levava, os valores eram semelhantes e compatíveis.

O projeto da AeroRio/PUC-Rio para a IMAV 2018 começou em março deste ano, mas as equipes concorrentes já se dedicavam a seus drones desde o ano passado. Para Eduardo Costa, os objetivos traçados foram plenamente alcançados. “Estamos fomentando, na PUC-Rio, o desenvolvimento dessa importante área de pesquisa, que se encontra em franca expansão no cenário nacional e internacional. Vislumbro a AeroRio tornando-se uma referência no desenvolvimento de drones inteligentes nos próximos anos", observa.

A IMAV 2018 foi uma conferência científica aliada a uma competição de voo, e constituiu uma oportunidade para grupos de pesquisa internacionais compartilharem seus conhecimentos com uma audiência global. Acadêmicos e engenheiros apresentaram suas mais recentes pesquisas de projeto e aplicação de drones de última geração, por meio de artigos científicos, cujos temas variaram desde pesquisa básica até inovação tecnológica interdisciplinar e o uso de drones em diversos campos.

Drone carrega caixa pizza durante a competição - Foto: divulgação AERORIO


A equipe AeroRio apresentou três artigos na conferência: Otimização topológica aplicada ao desenvolvimento de um frame compósito de MAV's pequenos e leves, de autoria de Thiago Rodrigues da Costa, Marcos Pereira Caldas, Pablo Milheiro Novaes de Araújo e Eduardo Costa da Silva; Soluções baseadas em visão computacional para detecção de alvos e controle de voos de MAV's, de autoria de Manoel Feliciano da Silva Neto, Guilherme Siqueira Eduardo, Eduardo Costa da Silva e Wouter Caarls; e Influência de materiais-alvo e fontes de perturbações na acurácia e precisão de sensores de distância para aplicações em MAV's, de Renan de Lima Simões Mondego Vilela, Henrique Pinheiro Saraiva, Erico de Souza Prado Lopes, Rodrigo Camargo Martins Pires e Eduardo Costa da Silva.

– A participação na competição permitiu a expansão do escopo da equipe, que passa a conduzir atividades de pesquisa, abrindo espaço para a realização de trabalhos de mestrado e doutorado associados, comenta o coordenador.  

Os alunos da AeroRio acreditam que a IMAV deu a eles o privilégio de acompanhar de perto o estado da arte da tecnologia para drones, além de competir e colaborar com alguns dos principais grupos de pesquisa do mundo:

– Tivemos o prazer de ver ao vivo demonstrações do Black Hornet, um micro drone das forças armadas da Austrália, e da revolucionária Delfly Nimble, da Universidade de Delft, que busca mimetizar as características de voo de uma mosca de frutas, utilizando o conceito de flapping wings", conta Marcos Caldas, da Engenharia Mecânica, um dos sete integrantes presentes à competição.

Em sua décima edição, a competição de drones foi realizada em Melbourne, entre 17 e 23 de novembro, com a participação de duas equipes brasileiras e outras oito da China, Austrália, França, Polônia, Holanda e Alemanha.




Publicada em: 07/12/2018