Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Projeto da Engenharia Industrial, em colaboração com os governos da França e Colômbia, é aprovado no programa STIC-AMSUD, da Capes

Utilizando mineração de dados e Machine Learning, pesquisas buscarão melhorar a abordagem médica de doenças crônicas e a predição de sua ocorrência

O professor Silvio Hamacher, da Engenharia Industrial, vai coordenar o projeto - Foto: arquivo pessoal


Patrocinado pela Capes, em colaboração com o governo francês e o colombiano, no âmbito do programa internacional STIC-AMSUD, o projeto Previsão de desfecho de doenças complexas e descoberta de processos clínicos, coordenado pelo professor Silvio Hamacher, da Engenharia Industrial - em parceria com o Institut Mines-Télécom (Saint-Etienner, França), Université Jean Moulin (Rouen, França) e Univerisdad del Rosario (Colômbia) - vai desenvolver métodos e ferramentas computacionais para melhorar a abordagem médica de doenças crônicas e a predição de sua ocorrência.

Doenças crônicas como a diabetes ou patologias cardiovasculares são importantes causas de morte tanto na América do Sul quanto na Europa. Elas afligem uma parte significativa da população, dede pessoas jovens até de terceira idade.

- Situações críticas podem ocorrer a qualquer tempo, no trabalho ou em casa, e isso estimulou, nas últimas décadas, a implementação de soluções de monitoramento remoto para pessoas com essa preocupação. Por outro lado, os dados adquiridos com esses monitoramentos se tornaram valiosos para muitas empresas e organizações. Com o desenvolvimento de métodos científicos avançados e o aprimoramento do processamento computacional, a extração de informação relevante utilizando modelos preditivos tem auxiliado cada vez mais as tomadas de decisão, explica o coordenador.

De acordo com Hamacher, na área da Saúde, são muitas as oportunidades e aplicações de Otimização, Mineração de Dados e Machine Learning que podem colaborar para o melhor entendimento dos protocolos clínicos em relação a cada paciente, para decisões médicas e para avaliar o impacto no uso de novos remédios.

- Nesse projeto, buscamos prover uma série de ferramentas e métodos para usufruir, da melhor forma possível, dos dados disponíveis nas bases nacionais de Saúde da França, do Brasil e da Colômbia. O desafio científico reside na aplicação dos processos de Pesquisa Operacional para dados de saúde, levando em conta as características especiais de cada país envolvido, esclarece.

Segundo o professor, a partir de então, dois grandes eixos de pesquisa serão seguidos no projeto: o primeiro relacionado ao desenvolvimento do processo de mineração de dados aplicada às bases de saúde; o segundo relacionado à predição de protocolos clínicos utilizando abordagens customizadas de Machine Learning.

O programa STIC-AMSUD, da Capes, tem como objetivos desenvolver a colaboração internacional, por meio do intercâmbio de pesquisadores, estudantes de doutorados e de conhecimentos entre os países da América do Sul envolvidos e a França; apoiar projetos de pesquisa básica e aplicada contendo um potencial de transferência de inovação e tecnologia, com uma escala regional, entre a França e, pelo menos, dois parceiros sul-americanos; encorajar sinergias na América do Sul com as instituições e outros programas regionais e multilaterais neste setor; e incentivar a participação dos jovens pesquisadores e assegurar a continuidade das redes.

A agência divulgou os resultados na tarde do dia 28 de novembro de 2018.




Publicada em: 04/12/2018