Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Trabalho de ex-aluno da Engenharia Mecânica recebe prêmio Melhor Tese de Doutorado da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas

William Cardozo desenvolveu sistema servo-hidráulico de baixo custo e, hoje, atua na área de inovação da Knorr-Bremse, em Munique

O trabalho Estudo numérico e experimental de um manipulador eletro-hidráulico de dois graus de liberdade, de autoria do ex-aluno de doutorado da Engenharia Mecânica William Schroeder Cardozo, recebeu o prêmio Melhor Tese de Doutorado da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). A pesquisa foi orientada pelo professor Hans Ingo Weber.


Em sua tese, William Cardozo desenvolveu a Válvula Proporcional
Digital Hidráulica - a VPDH - Foto: arquivo pessoal

Para o mestrado em Engenharia Mecânica, sob a orientação do professor Marco Antonio Meggiolaro, William já havia desenvolvido um manipulador robótico de seis graus de liberdade. “Durante o mestrado, passei a me interessar pela dinâmica de corpos rígidos, em especial pela cinemática. Em agosto de 2013, comecei o doutorado”, conta o engenheiro. Para o doutorado, William Cardozo construiu uma plataforma robótica servo-hidráulica:

- Como esse sistema de atuação demanda válvulas servo-hidráulicas de alto custo, tive que desenvolver uma solução de baixo custo. Combinando minha experiência em sistemas hidráulicos, na indústria, com o sistema de controle de motores de passo desenvolvido no mestrado, criei minha própria válvula (Válvula Proporcional Digital Hidráulica, a VPDH). Foi necessário desenvolver diversos sistemas periféricos para controlar a plataforma com a VPDH, explica.

Cardozo lembra de um elogio marcante que recebeu na defesa de tese: “Um dos membros da banca disse ter visto diversos alunos se interessarem por sistemas servo-hidráulicos, mas desistirem ao ver que o custo era proibitivo. Falou que meu mérito estava em inventar algo que pudesse construir e seguir com o estudo, no caso a VPDH”.

Assim que defendeu a tese, devido à experiência adquirida com o desenvolvimento de sistemas eletro-hidráulicos, e com a recomendação de seu orientador, o engenheiro foi contratado pelo Departamento de Inovação da Knorr-Bremse, de Munique, Alemanha, onde trabalha na área de pesquisa e desenvolvimento em sistemas de frenagem. "Atualmente, moro em Munique, e os sistemas desenvolvidos durante a tese estão sendo aplicados na solução de problemas de mobilidade urbana em veículos leves sobre trilhos (VLT)".

William Cardozo concluiu a graduação em Engenharia Mecânica na PUC-Rio em 2006, completou o seu mestrado também na PUC, em 2012, e defendeu sua tese de doutorado em 2017.

Na categoria Mestrado, o trabalho da aluna Marisa Schmidt Bazzi, sob orientação do professor Márcio da Silveira Carvalho, também da Engenharia Mecânica, recebeu menção honrosa.

A premiação da ABCM será realizada durante o congresso ENCIT 2018 (entre 25 e 28 de novembro), em Águas de Lindóia/SP.




Publicada em: 22/11/2018