Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Novas abordagens para o olhar, o ouvir e o educar garantiram ouro e bronzes para alunas de graduação do DAD no Brasil Design Awards, a mais representativa premiação brasileira da área

Cinco ex-alunos também foram premiados na cerimônia, que homenageou a professora Ana Branco no Hall da Fama BDA 2020


O Design da PUC-Rio foi superpremiado no Brasil Design Awards, cuja cerimônia foi realizada no último dia 9. Três projetos de alunas foram contemplados na categoria Design de Impacto Positivo - Estudantes.

O ouro foi abiscoitado pelo projeto final de Comunicação Visual da aluna Bruna Siles Millman Olhe, compre e coma – sob a orientação dos professores Izabel Maria de Oliveira, Clarissa Biolchini e Nilton Gamba Junior. Através de uma exposição interativa, o trabalho questionou a persuasão do marketing em supermercados levando em consideração que todos são consumidores. Segundo a aluna, a proposta era criticar, demonstrar e ironizar técnicas "ocultas" em layout de supermercados que persuadem e influenciam as compras.

– O objetivo era gerar consumidores menos robotizados e mais conscientes, informando, conscientizando e despertando, aspectos de Design Ativista e do Marketing de Guerrilha. A exposição interativa trouxe o ambiente de um supermercado minimalista; por meio de suas embalagens interativas, os produtos se comunicavam diretamente com o consumidor e 71% dos expectadores da exposição alegaram que nunca mais olharão supermercados da mesma forma, comemora Bruna.

Um dos bronzes da categoria foi conquistado pelas alunas Helena de Lima Montero Rodriguez, Lucyana Mattos Vieira e Rafaela Kindel da Silva, autoras o projeto Auria, aparelhos auditivos, que teve a orientação do professor Augusto Seibel.

Auria é um modelo original de aparelhos auditivos para o público adolescente. Estimulando a originalidade, ele vai ao encontro da personalidade do usuário ao combinar estética e empoderamento com funcionalidade e dia a dia.

De acordo com as autoras, o mercado atual de aparelhos auditivos é destinado ao adulto e à criança, nem sempre com um apelo estético. O objetivo do projeto foi, então, oferecer ao adolescente a escolha de caracterizar seu aparelho com adornos removíveis ou mantê-lo na configuração original. O projeto foi também vencedor na categoria Voto Popular.

O outro ficou para Bonde da Gambiarra, projeto final de Design de Produto da aluna Ilana Santos Guilland sob a orientação do professor Felipe Rangel.

– O Bonde da Gambiarra foi uma iniciativa que adotou metodologia de design baseado no conceito de gambiarra como abordagem de educação tecnológica para o ensino fundamental. O desenvolvimento do projeto tomou por base o contexto da Diversidade Étnica e da Representação Feminina Negra na Tecnologia. Ele teve por objetivo gerar metodologia de educação tecnológica baseada em vivências periféricas, por meio da valorização da cultura de favela. A metodologia desenvolve competências e habilidades em tecnologia para o Século XXI e promove aproximação da linguagem tecnológica ao cotidiano na periferia, esclarece Ilana.

Professora Ana Branco - Homenageada Hall da Fama
Auria - Aparelhos auditivos - prêmio BRONZE
Auria - Aparelhos Auditivos - prêmio VOTO POPULAR
Bonde da Gambiarra - prêmio BRONZE
Olhe, compre e coma - prêmio OURO


Também receberam prêmios os ex-alunos de Artes&Design Ana Couto, Priscila Bodin (projeto Mancha Gráfica), Carlos Bocai e Júlia Aguiar (projeto Anywhere) e o ex-aluno e professor licenciado Fred Gelli (sócio da empresa Tátil). A professora Ana Branco foi a grande homenageada no Hall da Fama BDA 2020.

O BDA é organizado pela ABEDESIGN – Associação Brasileira de Empresas de Design – que hoje está na 10ª edição e é a mais representativa premiação brasileira de design.




Publicada em: 14/12/2020