Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Fides et Ratio

Professoras Ilda Lopes, Bárbara Bucker e Lina Boff tomam posse como membros da Academia

Professoras Lina Boff, Bárbara Bucker e Ilda Lopes tomaram posse em cerimônia que controu com a participação de Dom Orani João Tempesta, OCist. (detalhe), Grão Chanceler da PUC-Rio e Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro - Divulgação

As professoras Ilda Lopes Rodrigues da Silva, assessora de Ética em Pesquisa da Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos, Bárbara Bucker e Lina Boff, ambas Departamento de Teologia, tomaram posse, respectivamente, como membro honorário e membros titulares da Academia Fides et Ratio, em cerimônia virtual realizada no dia 1º de agosto.

Fundada no âmbito da Arquidiocese do Rio, a Academia é um canal de diálogo entre a Igreja e o mundo, buscando iluminar, pela fé, os grandes debates da sociedade. Seu nome tem origem na encíclica de João Paulo II que aborda a temática fé e razão, em que o papa faz a seguinte analogia: "A fé e a ciência são as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva. Pensar e crer, raciocinar e transcender a própria finitude pela fé são as duas operações pelas quais o ser humano experimenta ser diferente dos outros seres criados. Por isso, a fé e a ciência sempre foram chamadas a dialogar, e se alguma vez na história entraram em conflito, foram sempre chamadas a superar esse conflito em um diálogo maduro e respeitoso".

Os integrantes da Academia são responsáveis pela indicação de novos nomes, única forma de inserção no grupo. Além de Ilda Lopes e Lina Boff, pertencem à Fides et Ratio: 

 

Como Acadêmicos Titulares:

André Marcelo Machado Soares – Vice-Presidente

Pe. João Geraldo Machado Bellocchio

Maria Ângela Campello de Melo

Maria Clara Lucchetti Bingemer

Pe. Paul Alexander Schweitzer, S.J.

Pe. Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, S.J.

Renato da Silveira Borges Neto – Secretário-Geral

Vera Lúcia Vieira Baltar

Welles Antônio Martinez Morgado

 

Como Acadêmicos Honorários:

Card. Orani João Tempesta, O. Cist.

Dom Joel Portella Amado

Ilda Lopes Rodrigues da Silva

Pe. José Otácio Oliveira Guedes (atual reitor do Colégio Pio Brasileiro)




Publicada em: 05/08/2020