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Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Pelo suporte e a incluso
Rede de Apoio ao Estudante (RAE): resultados de sucesso e projetos de ampliao e pesquisa

 

Integrantes dos cinco ncleos da RAE As equipes dos cinco ncleos da RAE encontram-se, periodicamente, para reunies de atualizao. A equipe no final do ano de 2017: na fileira de trs, a partir esquerda: Leila Vilela (SOU-CTC) ; Renata Fraga (SOU-CTC); Lena Hirsch (SOU-CTC/NOAP); Renata Mattos (NAIPD); Bebeth Estellita (NOAP); Marngela Monteiro (SPA/NOAP); Zena Eisenberg (NOAP); Elisa Almeida (NOAP) ; Monica Cernigoi (NOAP); Lui​z​a ​Rodrigues​ (NOAP); Jlia (NOAP); ​Dayana Ximenes (SOU-CTC); Deborah Sanches (SOU-CTC); Manuela de Almeida (SPA); Erica Rodrigues (NOAP); Maria Rita Simes (NOAP), Maria Cristina Ges (NOAP); Marina Vilela (NOAP), ​Mariana Veloso (NOAP). crdito: Equipe RAE

A Rede de Apoio ao Estudante, RAE, que completa trs anos em 2018, nasceu por iniciativa da coordenadora central de graduao da Vice-Reitoria Acadmica, professora Daniela Vargas, e j conta com histrias de sucesso no trabalho de interao entre cinco ncleos: Ncleo de Apoio e Incluso da Pessoa com Deficincia (NAIPD), o Ncleo de Orientao e Atendimento Psicopedaggico (NOAP), o Servio Comunitrio de Orientao Psicolgica (PSICOM), o Servio de Orientao ao Universitrio do CTC (SOU-CTC) e o Servio de Psicologia Aplicada (SPA).

A RAE tem o objetivo de unificar os servios de apoio aos estudantes da Universidade que, at ento, funcionavam de forma paralela, com pouca comunicao e esforo conjunto. Busca uma ao mais coesa em torno da qualidade da vida do universitrio, em questes que tocam desde o aspecto acadmico - dificuldades com os estudos, leitura e escrita, organizao de grade - at os aspectos psicolgicos - dficit de ateno, ansiedade - e as necessidades especiais.

– Como no era possvel realizar a unio entre esses cinco ncleos no espao fsico, isso foi feito no espao virtual, com a criao de site, de sistema unificado para gerenciar os atendimentos e encaminhamentos de ncleo para ncleo, alm da realizao de reunies peridicas para atualizar a parceria, esclarece a professora Zena Eisenberg, coordenadora do NOAP.

Para que a troca de informaes fosse mais eficiente entre os diferentes ncleos envolvidos, foi criado junto ao SGU um sistema de cadastro de alunos onde possvel compartilhar as informaes e os atendimentos. “De uma forma geral, questes relacionadas psicopedagogia, a problemas com organizao, leitura e escrita ou orientao profissional so tratadas no NOAP; necessidades especiais de diversos tipos so acompanhadas pelo NAIPD; o PSICOM trata de questes psicolgicas mais agudas, encaminhando-as, em alguns casos, ao SPA; o SOU-CTC se dedica especificamente aos alunos do Centro Tcnico Cientfico, acrescenta Zena.

Ao atender o aluno, o profissional de cada ncleo tem acesso a seus dados e consegue visualizar por que ncleo j foi atendido, caso tenha sido, as informaes relevantes para o atendimento, dados do histrico, nivelamento em portugus, entre outras informaes relevantes.

Em entrevista Assessoria de Comunicao da Vice-Reitoria Acadmica, as professoras Zena Eisenberg, do NOAP, Leila Vilela, do SOU-CTC, Renata Mattos, do NAIPD, e as psiclogas Roberta Magacho e Ana Carolina Gomes, do PSICOM, falam sobre as conquistas da RAE no ltimo ano e os desafios a vencer.


Quais foram as principais conquistas da rede nesse perodo de trabalho conjunto?

Zena Eisenberg, pelo NOAP – Neste perodo, a RAE se consolidou e tambm foi concludo o sistema integrado, em que vrios alunos j realizam agendamentos; tambm contamos com esquema de divulgao envolvendo e-mail marketing, folders, cartazes e anncios no informativo PUC Urgente. H dois trabalhos caminhando em paralelo: divulgar a rede entre os alunos e entre os professores, coordenadores e diretores, capazes de encaminhar os alunos para a RAE. Os professores tambm esto demandando, cada vez mais, o apoio da rede frente aos novos desafios.

Leila Vilela, pelo SOU-CTC - A RAE possibilitou grandes conquistas para ns, profissionais, uma vez que o trabalho em equipe de diferentes reas de atuao proporcionou uma rica troca de experincias e conhecimento. As reunies aproximaram, cada vez mais, os membros dos diferentes ncleos da rede, permitindo um melhor atendimento aos nossos alunos.

Roberta e Ana Carolina, pelo PSICOM - Em se tratando do PSICOM, destacamos que a RAE ampliou a divulgao do servio entre os alunos.

Renata Mattos, pelo NAIPD - A criao da rede gerou uma aproximao mais efetiva entre os ncleos, que j trabalhavam, pontualmente, em conjunto, fomentando a troca de ideias entre os profissionais, a possibilidade de dilogo mais frequente para a construo de objetivos comuns e a definio de uma atuao conjunta, assim como os encaminhamentos.

Estar junto para atender os alunos da melhor forma possvel de interesse de todos ns e, para isso, foi preciso ouvir as diferenas, se posicionar com as singularidades e reconhecimento do trabalho que j vinha sendo feito e tambm abrir mo de sistemticas conhecidas, como ocorreu em relao ao novo sistema de cadastramento dos atendimentos. Os ncleos j tinham suas prticas, sua sistemtica, e estar juntos foi uma escolha para fortalecer o trabalho de atendimento dos alunos.


Poderiam citar exemplos de sucesso da parceria?

Zena – Posso citar o caso de uma pessoa que foi atendida pelo NAIPD, encaminhada para o NOAP, e l atendida por um bom perodo pela equipe de Psicopedagogia e, em seguida, pela de Leitura e Escrita. Passou por vrios mbitos na rede. Acontece muito de encaminharmos dentro do prprio NOAP, pois temos trs equipes diferentes.

Leila - Tivemos alguns casos em que alunos do SOU foram encaminhados para o atendimento psicopedaggico no NOAP, e observamos que estes alunos tiveram uma sensvel melhora na questo organizacional e na sua autoestima, questes fundamentais para um bom desempenho acadmico.

Para aqueles que estavam em dvida da sua escolha de curso, o que ocorre com frequncia com alunos do curso de Engenharia, encaminhamos para a Orientao Profissional, e alguns destes alunos buscaram uma nova trajetria acadmica, com mais prazer e segurana.

O mesmo podemos falar do trabalho em conjunto com o PSICOM, que ajuda o aluno na busca de um equilbrio emocional, fator fundamental para um desempenho acadmico com mais tranquilidade. J o trabalho em conjunto com o NAIPD tem sido de extrema relevncia no auxlio dos alunos com necessidades especiais.

Acreditamos que o trabalho em equipe beneficia positivamente os nossos alunos, pois permite que eles sejam atendidos nos seus diferentes aspectos.

Ana Carolina e Roberta – Muito do sucesso est tambm em pensar em conjunto aes para lidar com casos emergenciais.

Renata - Vou citar dois exemplos diferentes. Um aluno que me procurou, no NAIPD, recomendado por uma professora que j conhecia nosso trabalho; quando o recebi, ficou claro que no se tratava de um aluno com algum tipo de deficincia e tambm que no precisava de nenhum recurso, havia uma situao clara de orientao em relao aos estudos e forma de aprendizado. A professora havia sugerido o NAIPD porque conhecia esse caminho. Recebi o aluno e o encaminhei para o NOAP.

Posso citar como outro exemplo uma aluna que possui deficincia auditiva e tem sido acompanhada pelo NAIPD desde o incio do curso. Em dado momento, ela me procurou relatando mudanas na sua vida pessoal que estavam comprometendo seus estudos e falou de dificuldade em uma determinada disciplina. Sugeri, ento, que procurasse o PSICOM e o NOAP. Fiz o encaminhamento e ela esteve nesses ncleos. Eu e a equipe do NOAP passamos a trocar informaes para melhor atend-la e chegamos a promover um encontro conjunto com a aluna.


E o que precisa ser aprimorado e quais os projetos para o prximo ano?

Zena – Acredito que se deva consolidar ainda mais a interao entre os ncleos e ampliar o apoio aos professores. importante lembrar que tanto o NOAP como o SPA tm como proposta fomentar pesquisa e serem espaos de formao para alunos de Psicologia, Pedagogia, Letras e de outras reas.

Ana Carolina e Roberta – A nosso ver, a ampliao das parcerias de servios de apoio, alm de pensar em um conjunto aes para lidar com casos emergenciais.

Leila - Achamos que ser de fundamental importncia aumentar o nmero de profissionais em todos os ncleos da rede. Com relao a projetos, o SOU-CTC pretende comear a trabalhar com grupos com propostas orientadas. Estes encontros tero como objetivo ajudar um maior nmero de alunos no somente nas suas questes acadmicas: raciocnio lgico, interpretao de texto, mas tambm nas questes relacionais que se apresentarem. Tambm temos a inteno de repetir o Minicurso de Meditao, oferecido este perodo, exclusivamente para os alunos do CTC.

Renata - O sistema de registro e compartilhamento de informaes foi montado, est sendo experimentado e sofrendo ajustes para que sejam atendidas as demandas especficas de cada ncleo. O NAIPD, por exemplo, tem uma sistemtica de troca com alunos ativa, ou seja, ns buscamos os alunos para apresentar o ncleo, confirmar as informaes declaradas e definir recursos para garantir a igualdade de oportunidades. Estou certa de que as afinaes sero sempre necessrias e que as possibilidades de ampliar nossa atuao aumentaro com os ncleos operando juntos.


Para saber mais sobre a RAE e agendar um atendimento, acesse:
   http://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrac/rae/



Publicada em: 12/01/2018