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Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Tese e trilha sonora de Artes&Design conquistam prêmios no SBGames 2021, maior evento acadêmico da área de jogos no Brasil

Pesquisa aborda papel mediador do Design na criação e adaptação de jogos analógicos para a construção de espaços de ensino-aprendizagem; trilha sonora vencedora integra jogo também vencedor do simpósio, desenvolvido por ex-alunos do Departamento.


A tese Jogo é para o que se move: Design como favorecedor da construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem por meio da criação e adaptação de jogos analógicos (https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/50005/50005.PDF), de autoria da ex-aluna do PPG de Artes&Design Cynthia Dias, conquistou o primeiro lugar do Concurso de Tese e Dissertação do SBGames 2021, na categoria Doutorado. No Festival de Artes do Simpósio, o professor do DAD Werther Azevedo foi vencedor na categoria Melhor Trilha Sonora Original, com trilha elaborada para o jogo Super Mombo Quest (http://supermomboquest.com/website/). O SBGames é o maior evento acadêmico da área de jogos no Brasil e este ano completou 20 anos.

Orientada pela professora Jackeline Farbiarz, Design como favorecedor... aborda a criação e adaptação de jogos analógicos por alunos e professores como estratégia de construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem mediada pelo Design.

Segundo a autora, em especial na Educação Básica, a criação de jogos apresenta desafios muito maiores do que a aquisição de competências técnicas, de raciocínio lógico e de resolução de problemas pelos alunos, que ocorre, predominantemente, em plataformas digitais e em aulas de informática, ou ainda em cursos cuja finalidade é ensinar a criar jogos.

Neste sentido, a tese parte da predição de que a criação ou adaptação de jogos analógicos na escola, fundamentadas em competências do Design, podem favorecer a construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem a partir dos processos de refletir sobre um tema, metaforizar relações e concretizar um sistema de regras coerente. “Entende-se que isso demanda o exercício do Design como o pensamento sistêmico e crítico, a ação reflexiva, o planejamento e a organização do trabalho coletivo, promovendo um contexto horizontalizado de coautoria e construção compartilhada de sentidos entre professores e alunos”, explica Dias.

Para atingir o objetivo, a pesquisa baseou-se em revisão bibliográfica, análise de artigos e de jogos analógicos; mapeamento de experiências de professores que desenvolveram atividades de adaptação e/ou criação de jogos analógicos com estudantes; e mapeamento dos posicionamentos de professores e alunos participantes de proposta de criação de jogos em uma escola de Ensino Médio Técnico. De acordo com a ex-aluna, ao final do trabalho, constatou-se a necessidade de se assumir uma atitude dialógica quando da realização dessas experiências.

A trilha sonora vencedora, por sua vez, integra o jogo Super Mombo Quest, que começou a ser desenvolvido em 2013 como projeto final da habilitação em Mídia Digital dos ex-alunos Pedro Savino, Emannuel Galvão e Leonardo Ferreira. A construção do game foi orientada pelo professor Francisco Queiroz. No ano passado, por sinal, Super Mombo Quest foi o vencedor da categoria Mobile no Festival de Jogos do SBGames.

O SBGames 2021 – Simpósio Brasileiro de Jogos de Computador e Entretenimento Digital ocorreu de 18 a 21 de outubro. A profa. Maria das Graças Chagas é uma das fundadoras do evento e está na organização como Chair da Trilha de Artes&Design.

 




Publicada em: 04/11/2021