Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Dilma Rousseff é escolhida uma das Top 25 Outstanding Women Listeners in the World, pelo Global Listening Centre

Por indicação da professora Adriana Braga, da Comunicação Social, única membro latino-americana do comitê, Dilma venceu na categoria Trajetória Exemplar, pelo respeito aos direitos humanos e às causas sociais, entre outras qualidades exaltadas pelo GLC


A primeira presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, foi anunciada, no último dia 9, como uma das Top 25 Outstanding Women Listeners in the World, do Global Listening Centre, organização internacional de pesquisadore(a)s e universidades dedicada a promover o diálogo intercultural e a escuta em contextos globais. Junto a Dilma, chefes de estado como Angela Merkel e Jacinda Ardern. A indicação da ex-presidenta partiu da professora Adriana Braga, do Departamento de Comunicação, que foi a única latino-americana convidada pelo GLC para compor o comitê de nomeação.

Para o GLC – que tem sedes nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Índia –, Dilma Rousseff fez história defendendo a democracia brasileira, a igualdade de gênero, a erradicação do racismo, e melhoria das condições socioeconômicas. De acordo com o Centro, durante sua presidência, deu-se atenção às questões sociais, as mulheres foram tratadas com dignidade, deu-se suporte às famílias, foram respeitados os direitos das crianças, dos idosos, assim como os direitos humanos.O Centro destacou, ainda, que a presidenta desafiou o status quo e promoveu a justiça, a saúde, e a segurança nacional e internacional. Como vítima da tortura e de conspiração, Dilma Rousseff se mostrou ao mundo como uma mulher valente, honesta, sensível, que ousou ouvir a voz da multidão no Brasil e além.

– O Global Listening Centre entende e promove a escuta como um processo global que está na base das relações entre pessoas e culturas. Ouvir, para o GLC, é uma atitude que implica consideração e respeito, e que media as interpretações humanas, Foi uma honra para mim fazer a indicação de várias mulheres, de nacionalidades diversas, para concorrer a uma premiação que valoriza a atitude acolhedora de quem sabe ouvir. E foi uma grande alegria ver uma delas contemplada, a brasileira Dilma Rousseff, que venceu na categoria Trajetória Exemplar, representando o Brasil, revela a professora.

Mais informações sobre a nomeação e o GLC estão disponíveis em: https://www.globallisteningcentre.org/the-top-25-outstanding-women-listener-in-the-world-2021




Publicada em: 19/10/2021