Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Reconhecimento internacional

Márcio Carvalho, da Engenharia Mecânica, é primeiro pesquisador do hemisfério Sul a receber o Prêmio Internacional John A. Tallmadge, por contribuições ao estudo da tecnologia de revestimento

O professor Marcio Carvalho, da Engenharia Mecânica, é o primeiro pesquisador do hemisfério Sul a receber o Prêmio Internacional John A. Tallmadge, pelo conjunto de seus trabalhos. O prêmio foi entregue, virtualmente, pela International Society for Coating Science and Technology (ISCST), durante o 20° Simpósio Internacional de Ciência e Tecnologia de Revestimento. Em 2004, Carvalho vencera o Prêmio Jovem Cientista da ISCST, sendo, agora, contemplado com o prêmio máximo da associação.

- As pesquisas em revestimentos de substratos desenvolvidas têm como objetivo otimizar o processo de revestimento de filmes finos na manufatura de filmes funcionais, com aplicações em filmes ótimos - usados em telas planas de TV e celulares - baterias de carros elétricos, membranas de células de combustível, fitas adesivas e adesivos transdérmicos, explica o pesquisador, que atua há mais de duas décadas na área.

Nos últimos anos, o Laboratório de Microhidrodinâmica e Fluxo em Meios Porosos (LMMP), sob sua coordenação, desenvolveu projetos financiados pela Fuji Film, Samsung, Dow, 3M, entre outras empresas, além da FAPERJ e CNPq. "Também temos uma parceria com a Universidade de Minnesota, onde leciono um curso de extensão e oriento teses de doutorado e pesquisadores pós-doc. A colaboração é financiada por um pool de empresas que utilizam processos de revestimento", acrescenta o pesquisador.

A parceria com a 3M do Brasil forma engenheiros de processos de empresa nos cursos de mestrado e doutorado na Universidade. De acordo com Marcio Carvalho, o programa já formou dois mestres e um doutor; atualmente, um aluno da 3M desenvolve dissertação sobre sua orientação.

Sobre o Prêmio Internacional John A. Tallmadge

O prêmio, entregue a cada dois anos, é o mais importante reconhecimento da comunidade científica mundial de revestimento de substratos e tem como objetivo homenagear pesquisadores e o conjunto de suas contribuições para a compreensão ou desenvolvimento da ciência e tecnologia nesta área.




Publicada em: 04/11/2020