Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
EPPGEP 2020: mais uma vez, e pelo quarto ano consecutivo, estudos de alunos do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção recebem destaque no Encontro

Menções honrosas foram atribuídas a estudos sobre carteira de planos de pensão e novas abordagens para modelos de previsão

À esquerda: Fernando Cyrino e Erick de Oliveira: artigo sobre novas abordagens em modelos de previsão também foi publicado na principal revista de previsão de séries temporais do mundo, o International Journal of Forecasting  - Foto: arquivo pessoal; À direita: Tomás Gutierrez: trabalho realizado foi base para mudança regulatória na forma de medir riscos dos fundos de pensão chilenos - Foto: arquivo pessoal

Com os artigos Os limites de alocação de ativos podem determinar os perfis de risco-retorno da carteira em planos de pensão DC? e Treating and Pruning: new approaches to forecasting model selection and combination, o mestrando Tomás Frederico Maciel Gutierrez  e o egresso de doutorado Erick Meira de Oliveira, do Programa de Pós-graduação do Departamento de Engenharia de Industrial (DEI), receberam menções honrosas no Encontro de Pesquisa e Pós-graduação em Engenharia de Produção (EPPGEP).

O estudo de Tomás Gutierrez contempla o desenvolvimento de modelos quantitativos para gestão de riscos financeiros relativos a indivíduos participantes de sistemas previdenciários de capitalização, atendendo a uma realidade contemporânea com impacto social internacional.

Segundo o autor, em particular, o estudo critica em detalhe o modelo de gestão de riscos em vigor em grande parte dos fundos de pensão de contribuição definida, utilizando o exemplo chileno como estudo de caso. Em seguida, propõe uma metodologia alinhada com as teorias mais avançadas de gestão de portfólio, com fundamentos em pesquisa operacional, demonstrando seu sucesso ao aplicar-se ao exemplo em questão. "Além disso, levanta a discussão entre o modelo de gestão ativa e sua contraparte passiva, defendendo o último como mais adequado para atingir os objetivos previdenciários", informou o mestrando.

Como impacto imediato, o trabalho realizado foi a base para a mudança regulatória na forma de medir riscos dos fundos de pensão chilenos. O artigo é de coautoria do aluno Tomás Frederico Maciel Gutierrez e do Prof. Davi Valladão da Engenharia Industrial da PUC-Rio, além dos pesquisadores internacionais Bernardo Pagnocelli, da Universidad Adolfo Ibáñez, e Arturo Cifuentes, da Universidad de Chile.

Erick de Oliveira foi um dos finalistas ao grande prêmio de doutorado e o único da sessão (além do vencedor) a receber certificado de destaque na categoria de finalistas de doutorado. Elaborado em coautoria com seu orientador, professor Fernando Cyrino, que também é coordenador do Programa de Pós-graduação da Engenharia Industrial, o estudo trouxe relevantes contribuições teóricas e práticas para a literatura de previsão de séries temporais.

– No campo teórico, o trabalho demonstra que a tradicional seleção de um modelo de previsão entre um conjunto de modelos possíveis, que é feita geralmente por meio da minimização insample de algum critério de informação, pode levar a previsões pouco acuradas e intervalos de previsão instáveis em certas ocasiões. Também mostramos que o intervalo de previsão associado a uma previsão pontual não apenas fornece uma noção da incerteza associada à previsão, mas também contém informações importantes que podem ser utilizadas para auxiliar na etapa de seleção entre modelos, não se baseando somente em critérios de informação. Por fim, já no campo prático, e com base nas duas descobertas anteriores, foram propostas duas técnicas que podem ser usadas para melhorar a acurácia tanto de previsões pontuais como de intervalos de previsão de qualquer método que envolva seleção ou combinação de modelos, desde que os modelos envolvidos sejam capazes de gerar intervalos de previsão para suas previsões pontuais. Estas técnicas, denominadas Treating e Pruning, são aplicadas a métodos de referência (benchmarks) na literatura de previsão de séries temporais, dando origem a novos métodos, esclareceu Erick. Como reconhecimento, além dos prêmios alcançados esse ano no EPPGEP, os autores publicaram o paper, recentemente, na principal revista de previsão de séries temporais do mundo, o International Journal of Forecasting.

O EPPGEP é uma iniciativa da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia de Produção (ANPEPRO). Criado em 2013, reúne os coordenadores dos programas de pós-graduação das principais universidades brasileiras, incluindo COPPE-UFRJ, POLI-USP, PUC-RIO, UFMG, UFPB, UFPE, UFRGS, UFSC e UFSCar. No evento, um rigoroso comitê, formado por professores bolsistas de produtividade do CNPq, reconhece e premia os melhores trabalhos inscritos no EPPGEP. 

O EPPGEP 2020 foi realizado virtualmente entre os dias 10 e 12 de setembro. Desde 2017, os alunos de pós-graduação em Engenharia de Produção vêm sendo premiados consecutivamente, no evento.




Publicada em: 05/10/2020