Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Rankings

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Cursos de Química e de Física são primeiros colocados do País no ranking de desempenho no Enade

Coordenadores de graduação destacam excelência do quadro docente, currículos atualizados, práticas laboratoriais e interação com pesquisas de ponta

Alunos da Química em prática laboratorial - Foto: divulgação

Os cursos de Química e Física conquistaram a primeira colocação do Brasil no ranking do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), ambos com a nota máxima (5).


Fernanda Abrantes e Antonio Capanema realizaram o Enade e
atualmente estão matriculados no programa de mestrado da
Física - Foto: divulgação

O curso de química é novo e este é apenas o segundo Enade de que participamos. Em 2014, já obtivemos a melhor nota do Brasil, agora mantida, informa a coordenadora de graduação de Química, professora Camilla Buarque.

Segundo a coordenadora, a Química passou por reforma curricular em 2015, voltada à modernização do curso, incluindo aulas práticas bastante diversificadas e temas atuais, sempre mantendo a preocupação com o meio ambiente e a saúde.

- Modificamos as ementas de algumas disciplinas colocando-as na forma de projetos, de modo a torná-las dinâmicas e atraentes para os alunos. Incluímos também disciplinas optativas de empreendedorismo e administração. Além disso, acreditamos que a boa formação desses alunos se baseia nos estágios como alunos de iniciação científica junto aos professores do Departamento de Química, que possuem projetos de alto nível, demonstrado pelo alto impacto das publicações em periódicos internacionais, observa Camilla.

Ela acrescenta que os trabalhos de conclusão de curso são avaliados por meio da monografia escrita, apresentação oral, com avaliação por examinadores internos e externos, em um formato semelhante ao de dissertação de mestrado. “Acreditamos que todos estes fatores, associados a um quadro de professores novo, com pesquisas de ponta, contribuíram muito para a destacada formação dos alunos”.

Marcelo Maia da Costa, coordenador de graduação do Departamento de Física, lembra que a Física, desde a sua fundação, se encontra entre as melhores instituições de ensino e pesquisa no Brasil.

- Nosso programa acadêmico de pós-graduação em Física tem sua excelência reconhecida pela Capes nas últimas avaliações, o que atesta a qualidade da pesquisa e do corpo docente. Todos os professores do quadro principal são pesquisadores, e isso é um indicativo de um corpo docente sempre atualizado com o estado da arte na Física. Aliado a isto, o Departamento incentiva os alunos de graduação, desde cedo, a se envolverem em atividade de iniciação científica, explica.

O coordenador acrescenta que o currículo do departamento cobre as principais áreas da Física, com um corpo docente constituído por professores de diversas nacionalidades e um grande número de colaborações internacionais. “Aliado a isto, buscamos manter um ambiente estimulante durante todo o curso, unindo a teoria com a prática em laboratórios, ao longo de todo o período de graduação. Acreditamos que a soma desses fatores contribui para termos um dos melhores cursos de Física do Brasil”.




Publicada em: 12/11/2018