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Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Vagalumes de Pasolini

Design e Psicologia celebram parceria de décadas em torno do trabalho do autor


A celebração de um centenário. A celebração de uma parceria. Design e Psicologia fecham um ciclo de projetos e processos que culminou com o evento VAGALUMES - 100 ANOS DE PASOLINI – mesas-redondas em comemoração ao centenário do cineasta, poeta, romancista, semiólogo, dramaturgo e desenhista italiano Pier Paolo Pasolini, no dia 14 de março.

O nome VAGALUMES surgiu de uma analogia feita por Pasolini para refletir sobre as formas de ameaças e resistências das culturas periféricas: “A luz do frágil inseto e sua delicada relação com o ecossistema no seu entorno foram os pontos de partida para essa reflexão. Nessa celebração, fizemos um recorte na obra abordando a crítica à cultura e, em especial, à cultura popular”, explica o professor Nilton Gamba Junior, coordenador do Laboratório de Design de Histórias (DHIS), do Departamento de Artes&Design, e organizador do encontro junto à professora Solange Jobim e Souza, da Psicologia.

Além do evento, foram realizados os lançamentos dos acervos digitais de histórias de vida do autor, do livro Pasolini e... Design, Educação e Cultura (http://www.dexpo.dad.puc-rio.br/2021-22/publicacoes/) e da Exposição Virtual Design, Extensão e Política - DEXPO (http://www.dexpo.dad.puc-rio.br/2021-22/). “Tudo isso em um universo de orientações de teses, dissertações e TCCs, com a oferta, há 10 anos, de disciplina de pós-graduação em ambos os programas”, lembram os professores. Durante os últimos anos, foi criada uma rede em torno da obra do italiano, que envolveu várias instituições de ensino e memória. A rede desenvolveu um conjunto de ações que incluem intervenções autorais, parcerias com disciplinas e instituições, palestras, debates, exibições de filmes, entrevistas e visitas a acervos disponíveis em VAGALUMES.

Entre os destaques das mesas-redondas, os professores assinalam a fala de duas das maiores referências nacionais sobre o autor, Maria Betania Amoroso e Luiz Nazario. Em segundo lugar, a participação de pesquisador italiano que traz o olhar do autor de dentro de sua cultura, e que foi propiciado pela parceria com o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro. E, por último, Gamba cita a fala da Solange Jobim que, “com uma dimensão biográfica e poética, deu ao evento um tom verdadeiramente pasoliniano”.

Prof. Gamba Junior e Profa. Solange Jobim e Souza Os professores Gamba Junior, de Artes&Design, e Solange Jobim, da Psicologia - arquivos pessoais

Décadas de parceria em ensino e pesquisa

Em 1998, foi criado, no Departamento de Psicologia, o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa da Subjetividade, sob a coordenação de Solange Jobim, cuja orientação principal era a formação acadêmica de profissionais de diversas áreas das ciências humanas. O grupo estava aberto para receber alunos de pós-graduação que tivessem interesse no desenvolvimento de pesquisas sobre a produção da subjetividade no mundo contemporâneo.

– O professor Gamba Jr. se integrou ao grupo desde os primórdios de sua criação, defendendo sua tese de doutorado em 2004, na Psicologia. Em 2006, passou a integrar o Departamento de Artes & Design da PUC, como professor e pesquisador, onde criou o DHIS no Programa de Pós-graduação em Design e o grupo de estudo GANDHIS (Grupo de Arte Narrativa e Design de Histórias). Desde então, temos trabalhado em parceria, completando atualmente um ciclo de mais de 20 anos de trabalho em conjunto, conta Jobim.

Foto de Pier Paolo Pasolini Pier Paolo Pasolini

Em 2011, os professores decidiram consolidar institucionalmente essa parceria através da criação do Núcleo Interdisciplinar de Memória, Subjetividade e Cultura (NIMESC), que veio a substituir a atividades do GIPS, promovendo estudos, pesquisa e extensão e integrando oficialmente os departamentos.

De acordo com Jobim, uma influência marcante dos estudos foi o livro de Pasolini, Jovens Infelizes, lançado pela Editora Brasiliense, em 1990. A obra apresenta ensaios jornalísticos escritos entre os anos 60 /70, em que o autor apresenta suas reflexões visionárias sobre a passagem brusca do capitalismo monopolista ao capitalismo tecnológico, assinalando em tom de absoluto desespero a instauração de um Novo Poder, que ele passou a denominar fascismo do consumo.

– Outro fator fundamental que marcou a presença de Pasolini em nossos estudos foi a sua diversidade de atuações que, além da criação artística no cinema, poesia, teatro, literatura e pintura, incluíam uma produção ensaística e teórica como semiólogo, linguista e crítico da cultura, contribuindo ainda mais para esse amplo espectro de diálogo. No termo “semiologia da realidade” está a semente da amplitude de desdobramentos que a obra do autor proporciona em nossas reflexões críticas da realidade brasileira. Uma obra sempre atual, 48 anos depois de sua morte.

Para os professores, a importância interdisciplinar da obra de Pasolini é para toda a área de humanas, à medida que contribui para uma critica à cultura de grande relevância para a contemporaneidade e para a reflexão política sobre as sociedades. Beneficia diferentes áreas do saber que vão das artes, ciências sociais, história ou educação e filosofia.

Pasolini - 100 anos - projetos participantes Pasolini - 100 anos - projetos participantes

No âmbito da Psicologia Social, a relevância do autor está em abordar memória individual e coletiva, choques geracionais e a relação entre sujeitos e linguagem. Para a área de Artes e Design, a contribuição da obra do autor envolve sua semiologia da realidade, a implicação ética e política da produção material, uma análise dos processos sociais por trás da indústria cultural, do capitalismo de consumo, das mídias massivas, do globalismo e das relações coloniais e desiguais no mundo.

Projetos – O NIMESC desenvolveu uma parceria com o Museu de Favela (MUF) – organização não governamental privada de caráter comunitário, fundada em 2008 por lideranças culturais moradoras das favelas Pavão, Pavãozinho e Cantagalo – da qual surgiu o projeto Museu de Favela: a memória social e coletiva das comunidades a partir das histórias contadas por seus moradores.

O museu tinha como objetivos contribuir para a produção de um olhar diferenciado e integrador para os habitantes das comunidades pobres submetidas historicamente a altos índices de violência, na cidade do Rio de Janeiro, promovendo ainda o reconhecimento e a valorização da memória coletiva das favelas como parte de uma identidade mais ampla de todos os habitantes da cidade do Rio de Janeiro. Para tanto foram desenvolvidas teses, dissertações e monografias sob a orientação dos professores de ambos os departamentos.

– Em 2013, como atividade de extensão, o NIMESC desenvolveu junto ao MUF um curso de formação em entrevista (Núcleo de Formação de Escutadoras de Memória), para capacitar moradoras daquelas comunidades no que diz respeito à criação de estratégias de escuta das memórias da favela, relata Gamba.

O professor destaca que a partir dessa pesquisa-intervenção foi desenvolvida uma tese doutorado, defendida na Psicologia, que possibilitou a publicação de um livro para formação em estratégias de escuta das memórias das favelas – Museu de Favela: História de Vida e Memória Social, também em parceria com integrantes do MUF – http://www.editora.puc-rio.br/media/ebook_historias_de_vida_e_memoria_social/

Em paralelo ao processo de pesquisa sobre história oral, Pasolini é referência de dois projetos de pesquisa que deram continuidade à parceria NIMESC/MUF e que focaram nas artesãs do complexo de favelas. Aqui, as reflexões do autor sobre pedagogia material e a responsabilidade da produção material na contemporaneidade foram as bases de um trabalho de campo que gerou uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado.

– Desde 2009, e por 10 anos, realizamos a PARLA! Mostra DHIS de Design de Personagens que, bienalmente, coloca em ação colaborativa duas ou três universidades internacionais para discutir métodos de representação de personagens em diferentes técnicas, gêneros e mídias. A proposta de ser uma ação entre diferentes países permite, desde então, discutir metodologias de trabalho remoto e a representação da cultura local a partir dos contrastes e sobreposições entre as diferentes nações participantes, explica o professor.

Foto dos mascarados brincantes do Bate-bolas Os mascarados brincantes do Bate-bolas - Foto: Gamba Junior

Em 2018, teve início o projeto de pesquisa e extensão Mascarados Afroiberoamericanos. Baseado nos conceitos de semiologia da realidade e pedagogia material de Pasolini, o DHIS desenvolveu uma metodologia de abordagem da cultura popular que envolve a análise material das manifestações e a geração de materialização inovadora para novos modelos comunicacionais dos eventos. O projeto tem sido conduzido por quatro universidades parceiras (duas no Brasil e duas em Portugal), criando um sistema interdisciplinar de documentação, registro, análise, curadoria, sustentabilidade e difusão de práticas culturais dinâmicas, mutáveis e plenas de especificidades, sobreposições e referências compartilhadas. Gamba pontua que o objetivo é que sistemas de memória, difusão e sustentabilidade das manifestações brincantes sejam não só inovadoras, mas colaborativas, atualizáveis e sustentáveis.

O aprofundamento sobre as técnicas de coleta de história oral do NIMESC no MUF, o estudo semiológico no mesmo território, a metodologia de pesquisa a distância do Parla!, e a discussão sobre registro multimodal, multimidiádico e multifuncional levaram os pesquisadores ao encontro e à parceria interinstitucional com o Museu da Pessoa.

Neste contexto, foi desenvolvida uma ação de formação que inclui um curso de extensão livre sobre registros de memória oral desde 2019, onde Pasolini é um dos autores abordados. Com formação relevante de líderes comunitários e, na última edição, com uma grande abrangência em diferentes regiões do país, o curso se consolida como mais uma ação de extensão. O sucesso do curso de extensão, tanto em seu formato presencial, como remoto durante a pandemia, já gerou o planejamento de uma especialização sobre memória para 2023.

Além das atuações no âmbito de ensino, no contexto da pandemia, a parceria com o Museu da Pessoa propiciou dois projetos de pesquisa e extensão que tinham como ponto de partida a alegoria de Pasolini para culturas locais e periféricas: Inspira Favela Inspira e Motirô - O Festejo como Testemunho. Os projetos reuniram, nestes dois anos, mais de vinte intuições de ensino e memória de diferentes estados do Brasil (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Goiás), além de Portugal, México e Colômbia.

Entrevistados do Motirô Entrevistados do Motirô

Dessa relação conceitual nasceu a proposta de celebrar os 100 anos de Pasolini com todo esse percurso de fundo e com quatro produtos principais sendo lançados: o livro digital, resultante da disciplina para os alunos da pós-graduação, desde 2011, os acervos de memória oral sobre culturas locais dos dois projetos em parceria com o Museu da Pessoa, a exposição virtual de trabalhos que alunos da PUC-Rio e várias instituições parceiras fizeram sobre os acervos de memória e a obra de Pasolini, e o evento Vagalumes – 100 anos de Pasolini, com um ciclo de mesas redondas sobre o autor e a cultura popular.

Em 2021, ganhamos o edital da FAPERJ, com o projeto FAVELA INTELIGENTE para desenvolver na Rocinha um projeto de parceria com duas instituições locais: o Museu Sankofa e o Rocinha em Foco, atuando no registro e difusão de fazeres locais. Mais uma parceria com o Museu da Pessoa.

O futuro – Em 2019 e 2021, com apoio da Coordenação Central de Extensão, o NIMESC/ PUC-Rio, em parceria com o Museu da Pessoa, ofereceu o curso de extensão Registros da memória: materialização da dimensão social de histórias de vida. Dando continuidade ao projeto de formação de recursos humanos, os professores abrirão uma nova turma, no segundo semestre de 2022.

Além do curso, segundo Jobim, muitas instituições parceiras pretendem dar continuidade ao trabalho colaborativo da Rede Motirô, criada a partir dos projetos com o Museu da Pessoa. Parceiros de Portugal, na Universidade de Lamego, propõem os usos da metodologia desses projetos para um novo projeto comum voltado para a região do D’Ouro, que celebra 20 anos de nomeação como patrimônio cultural da UNESCO. Já a Universidade Federal do Recôncavo Baiano propõe uma continuidade com projeto de Pós-Doc, a ser desenvolvido na PUC-Rio, com um conjunto de ações sobre memória, ancestralidade e identidade da cultura africana com base nos caretos da região – que já participaram do Motirô.

→ Sobre a exposição Virtual DEXPO
Logo da DEXPO

No segundo semestre de 2021, foram convidadas instituições de ensino do Brasil e de Portugal, que já integravam a parceria nos projetos, para participarem de um período letivo de releituras expressivas e comunicacionais dos acervos dos projetos. Os resultados dos trabalhos dos discentes dessas disciplinas integram a mostra virtual. Por conta da abordagem do evento, os trabalhos relativos ao tema Pasolini 100 anos abordam a obra do autor, especificamente, ou o tema da cultura popular e os acervos do Museu da Pessoa, de forma mais ampla.

A mostra de trabalhos sobre Pasolini integra um evento maior do Departamento de Artes &Design, que é denominado DEXPO - Design, extensão e Política. Nessa mostra, além do centenário de Pasolini, foi celebrado também o de Zuzu Angel. A união das duas histórias se deve ao fato de que ambos os personagens combateram e se opuseram a governos totalitários, foram assassinados pelo fascismo, tiveram as causas de suas mortes reveladas por processos de investigação complexos e produziram para a sua época manifestos políticos e revolucionários através da cultura material. As atividades dos dois personagens percorrem ‘trilhas’ (conjunto de etapas) específicas, mas também diversas ações comuns.

A exposição virtual tem várias salas que serão identificadas pelo tema, nome da instituição e sinopse de apresentação. Por conta da diversidade de possibilidades de intervenções no acervo, o material para a exposição contém diferentes suportes (fotos, vídeos, desenhos, texto) e propõe diferentes projetos (animação, quadrinhos, livros, postais, figurinos, máscaras, cartazes etc.).

→ Sobre o Livro PASOLINI E… DESIGN, EDUCAÇÃO E CULTURA
Logo da DEXPO

O livro é resultado de uma longa trajetória de ensino e pesquisa, iniciada em 2011, sobre a obra de Pier Paolo Pasolini, uma parceria dos programas de pós-graduação de Artes & Design e de Psicologia. Desde então, os organizadores do evento têm administrado uma disciplina nos programas de pós-graduação de ambos os departamentos sobre o autor. Celebra os 10 anos de imersão de pesquisadores na obra do Pasolini, no âmbito dessa disciplina, que coincide com os 100 anos de nascimento do autor.

O trabalho surgiu da ideia de reunir as leituras realizadas por pesquisadores quando cursaram essa disciplina, que, ao se apropriarem da obra de Pasolini, comprovaram a amplitude dos desdobramentos que essa experiência provocou em seus leitores e seus universos plurais de pesquisa.

O que se destaca nos textos que compõem a obra é a diversidade de temas na produção do saber em ciências humanas, mas também o diálogo com diferentes autores e objetos de estudo, metodologias de trabalho e abordagens semiológicas, certificando a atualidade que a obra de Pasolini oferece para uma releitura contemporânea de questões políticas, sociais e culturais pertinentes à realidade brasileira e da América Latina.

Dois textos da coletânea são de pesquisadores do Chile, por meio de uma parceria do Programa de Pós-Graduação em Design com a Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (mantidos na língua original). O foco desta publicação é a relevância de sua obra na formação de pesquisadores e docentes, muitas vezes, sendo a disciplina o primeiro contato deles com o autor.




Publicada em: 18/03/2022